-
Arquitetos: Uchida Architect Design Office
- Área: 168 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hiroyuki Kawano
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola maternal construída em Dazaifu, uma cidade localizada perto de Fukuoka, precisou ser ampliada para duas faixas etária, a fim de aumentar a acomodação das crianças. Considerando o declínio nacional da taxa de natalidade, o número de crianças acomodadas pode diminuir no futuro próximo. A construção desse anexo, portanto, tem 9 metros de extensão, sem elementos estruturais no interior do edifício, o que se torna muito útil para conversões (sala de jogos, etc.).
Essa extensão sem elemento estrutural no interior é conquistada aplicando uma viga treliçada de madeira à estrutura da cobertura. Todas as paredes de apoio da estrutura estão dispostas no perímetro do edifício. Agora, este edifício está dividido em duas salas infantis e banheiros, mas é possível converter em uma grande sala única no futuro.
Essa viga de madeira é montada na fábrica e transportada para o local da construção por um caminhão. Uma junta complexa é montada na fábrica e outra relativamente fácil é montada no canteiro de obras. Essa solução acrescenta precisão na construção e reduz o período de construção.
Cada estrutura do edifício é expressa como parte da arquitetura interior, como a materialidade do forro e parede. Isso é realizado para atender à solicitação do cliente de que o espaço de acolhimento das crianças fosse cercado por madeira, além de também reduzir o custo da construção.
Além disso, ao diminuir o pé direito, o comprimento da madeira foi reduzido e o volume do ar-condicionado também. O pé-direito é de 2,2 metros no espaço mais baixo, de modo que um adulto não se sente oprimido devido ao efeito da geometria irregular do teto e da abertura trapezoidal.
Nota: Publicado originalmente em 3 de julho de 2016.