-
Arquitetos: Ilha Arquitetura
- Área: 24 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ricardo Guzzo
-
Fabricantes: Adobe, Arquitetura da Luz /, Atlas Concorde, AutoDesk, Fernando Jaegger, Formica, Google, Permetal chapas perfuradas, Piso First Floor, Santa Luzia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi desenvolvido para uma pessoa que eventualmente precise trabalhar de casa, que gosta de plantas e adora receber amigos. O espaço – localizado em Pinheiros, São Paulo – tem apenas 24 m² e, como em todo kitnet, atualmente chamados de “estúdio”, os ambientes são integrados. Mesmo sendo um espaço pequeno, abusamos no uso de cores e texturas, com uma paleta variada, dando mais personalidade ao apartamento. As paredes são todas decoradas.
No centro do apartamento, um tubo giratório, preso ao teto, segura a TV que pode ser vista de qualquer canto. Os móveis foram desenhados e escolhidos para exercer diversas funções. Quase tudo fica exposto, em prateleiras de chapa perfurada e com fitas LED embutidas; este efeito de iluminação indireta deixa o ambiente mais amplo e ao mesmo tempo aconchegante. A mesa e o rack têm rodízios, e podem ser deslizados facilmente, tornando o uso do apartamento mais flexível. Entre a sala e o dormitório projetamos uma divisória retrátil, em tela solar, que torna o ambiente mais íntimo e privativo, caso haja necessidade.
O banco, ao lado da cama, serve como mesa de apoio, e pode ser levado também para a sala, junto da cadeira que está pendurada no armário, possibilitando a acomodação de um maior número de pessoas, sem perder espaço no dia-a-dia. Na cozinha, sobre a pia, o escorredor de pratos fica embutido no armário, e a louça molhada vai direto para lá. Os utensílios e temperos estão todos expostos em uma estrutura fixada na parede. Na nossa opinião, este apartamento reflete o estilo de vida atual.