-
Arquitetos: Estudio M3
- Área: 345 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: Alejandro Lo Grasso, Anacleto, AutoDesk, Bloky, BoConcept, Chiusaroli casa del parquet, Corralon Brea, Eugenio Aguirre, Hormigonera platense, LA CASA DEL MÁRMOL, La Plata Clima, Lajas quilmes, Perpool, Pigüe, SBG, Santiago Magliano, Solare, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um bairro suburbano de City Bell, nos arredores de La Plata. Seu limite posterior faz fronteira com um campo de golfe, o que se torna a principal particularidade e valor do lote. O cliente exigiu um cuidado especial da nossa parte em preservar sua privacidade sem perder a conexão com a natureza, e ao mesmo tempo resolver a condição de uma residência monoparental para os filhos.
Nesse sentido, desenvolvemos uma casa fechada para a rua e aberta para a parte posterior, com um forte caráter volumétrico de concreto no pavimento superior, em oposição a um piso térreo fluido com paredes de pedra.
A casa possui uma divisão hierárquica e programática clara em três pavimentos, um subsolo que abriga um programa de lazer, um térreo público relacionado à paisagem e um andar superior que abriga as áreas de dormir. Esses espaços são interligados por dois sistemas diferentes de escadas, um interior de concreto que costura os 3 níveis e outro exterior, de metal que dá acesso direto à área destinada aos filhos.
Funcionalmente, um pátio no térreo permite que o acesso seja escalonado, enquanto a localização estratégica da escada e cozinha dividem a área de estar da churrasqueira e dos serviços. No pavimento superior, a escada e dois espaços vazios, um interno e outro externo, separam a suíte master da área dos filhos.
Estruturalmente, um sistema independente com lajes e vigas contínuas foi usado para configurar os balanços frontais. A estrutura no térreo é determinada por vigas invertidas, a fim de alcançar a laje aparente que define o pavimento público, enquanto a estrutura no pavimento superior apresenta um critério inverso de vigas suspensas que contêm a área privada.
A imagem é definida pela estrutura, uma caixa de concreto aparente suspensa e uma combinação de cômodos que se apoiam nas paredes de pedra envolvendo e oferecendo privacidade à área pública. Os fechamentos externos foram utilizados de duas formas, alguns transparentes que permitem a relação com o exterior e outros semi-opacos, fixos e móveis, que controlam a luz e a privacidade, dependendo dos usos gerados pelos habitantes.
No interior, trabalhamos com dois tipos de elementos de fechamento, fixos que definem a área dos dormitórios e serviços e móveis que interligam as áreas públicas da casa.
Como em toda a produção deste escritório, nesta casa é verificada a importância dos detalhes para a conclusão do trabalho, transcendendo a escala do projeto. O detalhe busca uma arquitetura em que o todo e as partes mantenham uma correlação permanente e inalterável.