-
Arquitetos: Taller ADG
- Área: 2480 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rafael Gamo, Onnis Luque
-
Fabricantes: Acor, AutoDesk, Berry Alloc, Gentilli Group, Interceramic, Roca, Teka
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na rua de Zacatecas 3, no bairro de Roma Norte, Cidade do México. A área onde este complexo está localizado é considerada patrimônio, devido ao grande número de edifícios com valor histórico e artístico existentes. A ênfase arquitetônica é desenvolvida a partir de um volume de 8 pavimentos na Avenida Cuauhtémoc, criando uma organização hierarquica dentro desta importante avenida. A proposta é composta por 46 estúdios com opção de dois dormitórios. A uma certa distância o edifício parece estar elevado sobre pilotis. Ao nível da rua, um embasamento com projeto de iluminação especial e paisagismo, suporta o primeiro grupo de apartamentos envidraçados, e para cima o restante do edifício se materializa em mármore travertino com janelas retangulares em ritmos sincronizados.
O primeiro pavimento é implantado a 1,80m acima do nível da calçada, onde se encontram os primeiros apartamentos, alguns deles com terraços voltados para o norte e oeste. O hall de acesso impressiona com seu pátio central naturalmente iluminado. Este espaço está integrado com a vegetação adaptada aos interiores, tais como murtas com folhagem de baixa densidade. No exterior, estão localizados o acesso de veículos aos dois subsolos e o acesso de pedestres, onde é construída uma rampa para pessoas com diferentes capacidades, e a fim de demarcar a circulação externa até o acesso, jardineiras foram projetadas no piso e na parede do edifício, com vegetação resistente ao sol. Os pavimentos 2, 3 e 4 são de nível padrão e a maior área de apartamentos se intercomunica por meio de corredores que conduzem a escadas e elevadores. O quinto pavimento tem uma subtração de 90m², formando dois terraços privados, e por esta subtração de área, o número de apartamentos também diminui. O mesmo é válido para os três níveis seguintes.
A cobertura é de uso comum e se divide em pequenos terraços através de módulos de concreto projetados com uma bancada para delimitar cada um deles, estes também funcionam como jardineiras que também geram sombras. O espaço conta com serviços para atender as necessidades de cada apartamento. Finalmente, os dois níveis do subsolo são estacionamento, serviços de construção e armazéns adicionais para a área dos apartamentos. Todas as vagas de estacionamento (exceto as destinadas aos deficientes) têm empilhadeiras para carros. Os materiais do projeto não são os mesmos que os dos edifícios adjacentes, porém a intenção é mostrar os materiais em seu estado natural e não contrastar com o que já existe. Para isso, pensou-se no uso de mármore travertino, vigas de concreto aparente, brises de alumínio na cor preta e vidros transparentes com caixilharia preta.