-
Arquitetos: DnA
- Área: 6 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ziling Wang, Xiaodong Jiang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O rio Songyin é o mais importante recurso hídrico do condado de Songyang, na China. O rio possui um longo histórico de conservação de água, com instalações espalhadas em seu entorno, de forma a prevenir a seca e as inundações nas terras agrícolas. Além disso, ele abastece a demanda por irrigação agrícola, auxilia no transporte marítimo, atende a pesca, a produção de grãos e ao consumo diário de água pelos moradores locais.
O Centro de conservação d'água está localizado no sudoeste da barragem do lago Baisha e da usina, fora do centro urbano. O espaço foi originalmente planejado como um centro de gerenciamento da água do condado, incluindo uma sala de monitoramento, um escritório do departamento de conservação, refeitório, arquivo, armazém de materiais de controle de inundação, etc. Em 2016, para facilitar o desenvolvimento do Distrito Cênico do Rio Songyin, o projeto foi reprogramado, se tornando um parque hídrico, de forma a fornecer serviços culturais e de lazer ao Cinturão Verde do Rio Songyin.
Com o novo programa, os espaços foram reajustados, abrindo as funções internas originais da sala de monitoramento, arquivo e refeitório para o público. O arquivo pode ser ampliado, se tornando um salão de exposições da história da conservação local. Já o centro de monitoramento será aberto com hora marcada, para receber visitantes e escolas locais, como parte do programa educacional. O refeitório fornecerá alimentos e bebidas e também funcionará como espaço multimídia para adolescentes.
Os volumes do complexo foram diferenciados de acordo com o programa. Os espaços públicos têm forma de arco, semelhantes às instalações de conservação, e os blocos de serviço são lineares.
A forma externa da construção em arco foi transformada em um anfiteatro, configurando um espaço para atividades ao ar livre, além de passarelas e mirantes para os jardins, na cobertura dos volumes. Esta estratégia permitiu uma identidade espacial para o interior, com circulações sequenciadas, aberturas estratégicas e iluminação natural, etc.
O conjunto de edifícios se cruza com o parque no pavimento térreo configurando uma série de pátios aquáticos. As passarelas na superfície da água se ajustam à topografia como micro represas ou pontes cobertas, reproduzindo a experiência espacial de vários elementos da conservação d'água de Songyang.
Assim como muitos projetos de infraestrutura no Condado de Songyang, que estão se espalhando pela periferia e áreas montanhosas, o Centro de conservação d'água e o Parque Hídrico fornecem uma plataforma de conexão e interação entre o centro urbano e as aldeias rurais.