-
Arquitetos: PSV Arquitectura
- Área: 280 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Dvr, Edificor, Indusparquet, Moraschi, Oslo equipamiento, Reno Córdoba Amoblamientos, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa parte da estrutura volumétrica que forma uma ferradura no térreo com um prisma justaposto que configura o piso superior. Esse arranjo de volumes permite a geração de um pátio central que organiza e ilumina a casa e, por sua vez, permite a coesão correta dos espaços.
Em termos de funcionalidade, a ferradura permite separar e distinguir duas áreas principais do setor habitacional diurno, um setor mais privado para a cozinha e a sala de jantar, e outro puramente social onde a sala de estar e a galeria estão localizadas. Ambos os espaços estão conectados pelo setor central, que atua como distribuidor e núcleo de circulação vertical, e isolados pelo pátio central que os separa e ao mesmo tempo os vincula visualmente, incorporando iluminação e contato com a natureza nos espaços. da casa.
O layout da galeria e dos espaços sociais não é acidental, estando intimamente relacionado com o plano de fundo da terra, para seu uso e aproveitamento. No andar superior, a distribuição funciona de maneira semelhante, neste caso o núcleo vertical localizado no centro separa e vincula os quartos à suíte principal, mantendo essa independência e privacidade deste último.
Em relação à expressão de suas fachadas, o objetivo é destacar a justaposição dos volumes usando pedra e vidro como base onde fica o prisma branco do volume superior.