-
Arquitetos: Curious Practice
- Área: 105 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Katherine Lu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um terreno propenso à inundações em Newcastle, este é um tipo de arquitetura que desafia os ideias suburbanos existentes e enfrenta a ameaça da mudança climática e a acessibilidade da moradia. Esta casa de várias gerações se concentra em como os clientes querem viver e ocupar o espaço, em vez de obter uma lista com o número de cômodos.
O primeiro espaço da casa é o pátio de entrada que conecta a rua, o porão e o jardim ao segundo pavimento, onde estão localizados o escritório e a habitação principal. Quando se entra na casa, o espaço oferece uma certa privacidade, criando uma área de estar ao ar livre, voltada para o norte e protegida do sol oeste. Devido ao risco de inundação, a elevação imposta pelo município, de 1.6 m de altura, significa que o interior é construído sobre um bloco. O desafio de levantar a casa do solo se tornou a maior oportunidade.
O subsolo, que não foi destinado a uma garagem ou área de serviço, atua como um espaço importante para o sucesso da casa. Protegido pela casa no andar de cima, mas aberto para o jardim, fornece uma adição generosa aos espaços interiores. Acima, uma única laje plana envolve todo o pavimento. Os banheiros e os dormitórios estão no nível superior. Separadas apenas por persianas de madeira, as áreas de estar são generosas e abertas. Transitar entre espaços e alturas diferentes evoca a sensação de que se está navegando entre níveis do terreno, em vez de se mover de uma sala para outra ou de fora para dentro. Isso permite que a casa tenha um nível de conforto e flexibilidade, mesmo que haja muitas pessoas.
A resolução agradável, e às vezes até lúdica, das matérias-primas "inacabadas" permite aos habitantes flexibilidade e oportunidade de se expressar. Os materiais utilizados são apenas os necessários e a marca do tempo é evidenciada através dos detalhes aparentes da construção.
Este enfoque se refere ao projeto de marcenaria, tubulações aparentes e iluminação personalizada. Intimamente organizado, este é um lar multigeracional que não presume a separação entre os membros da família. Apenas o espaço do estúdio, localizado em uma varanda com vista para o pátio de entrada, pode ser entendido como um local íntimo. Se você visitar esta moradia, com seu espaço elementar, quase primitivo juntamente com o tratamento dos materiais, a sensação é de sentir-se em casa.