Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado no coração do novo distrito cultural de Sanmen, em Taizhouo, China, o Teatro Sanmen é um espaço concebido para acolher uma gama de diferentes espetáculos, onde a experiência do usuário e o engajamento social são prioridades. Contando com um auditório para 1000 espectadores, um cinema, um centro de convenções e uma diversidade de espaços expositivos complementares.
Através de sua volumetria escultural e fragmentada, o edifício procura comunicar aos transeuntes a variedade programática de seus espaços interiores, permitindo que o teatro atue como uma espécie de plataforma cultural aberta à comunidade local. A grande escadaria do hall de acesso convida os visitantes a entrarem e descobrir os seus espaços. A partir disso, podem aceder tanto ao auditório principal quando aos demais espaços programáticos do edifício, como o cinema e as salas expositivas, as quais se sucedem ao longo de um corredor semi-aberto voltado para o jardim.
Embora o teatro em si permaneça fechado durante o dia, o edifício foi projetado como um espaço público de portas abertas à comunidade de Sanmen. A partir do hall generoso e acolhedor, os espaços do teatro se diluem para fora, convidando aqueles que por ali passam a dar uma espiada em sua vasta programação cultural, oferencendo um espaço de interação social.
Revestida em painéis de alumínio dourado, a complexa fachada do edifício impressiona. Suas formas, inspiradas na costa dourada e no famoso caranguejo de Sanmen, expressam a essência de um edifício pouco convencional, comunicando a presença de um espaço cultural convidativo e inovador.
Embora a volumetria do edifício seja o maior valor deste edifício, a eficiência dos espaços de circulação horizontal e vertical também foi considerada fundamental no processo de projeto. Diferentemente dos espaços públicos mais tradicionais, procuramos enfatizar e construir relações espaciais entre os ambientes performáticos e o espaço público. Suas funções programáticas, portanto, têm a capacidade de operar tanto independentemente quanto em conjunto com outros usos e atividades do edifício.
Enquanto o pequeno cinema de duas salas encontra-se no limite oeste do terreno, o auditório principal fica no outro extremo, separado do anterior pela presença de um jardim. O centro de convenções está acoplado ao volume do auditório, compartilhando com este último, espaços e instalações técnicas. Acima deste, no segundo e terceiro pavimentos, localizam-se os espaços expositivos. Uma enorme cobertura, finalmente, serve para amarrar os distintos programa do edifício, proporcionando a ideia de unidade.
O projeto para o Teatro Sanmen é resultado de uma ação conjunta e do comprometimento das autoridades locais em criar espaços públicos de qualidade para toda a comunidade de Sanmen. Como um livro aberto, este projeto é como um novo capítulo na história desta belíssima cidade no meio da costa do Mar da China Oriental.