-
Arquitetos: PPAA
- Área: 440 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto para duas casas geminadas foi construído em um lote com 8 metros de frente e 16 de fundos. Ele difere dos projetos residenciais convencionais na região, onde apenas uma das casas tem a possibilidade de possuir um espaço externo privado. Essa decisão fez com que as casas possuíssem apenas 4 metros de frente, o que implicou no desafio para resolver o programa, mas, ao mesmo tempo, apresentou a possibilidade de gerar um espaço único.
Aproveitando a orientação leste-oeste do terreno, criou-se uma série de espaços iluminados e ventilados em direção à rua e um pátio posterior privativo. Isso resultou em duas casas com independência e privacidade em todos os seus espaços.
Com esta solução, obtivemos transparência absoluta de um lado para o outro, deixando apenas a circulação como um elemento que conecta os diferentes níveis.
Estruturalmente, o projeto possui três paredes de concreto e três lajes, o restante dos elementos são feitos em madeira.
Respondendo à estrutura, as paredes de concreto foram mantidas aparentes e os ambientes foram fechados apenas com divisórias que permitem a abertura total do espaço. Por esse motivo, a janela do pátio passa por uma parábola e adere completamente à parede, eliminando totalmente o limite entre o interior e o exterior.
O programa foi organizado deixando a garagem e os serviços no nível da rua; no térreo a área social; no primeiro nível, um dormitório e um estúdio; e por último, no segundo nível, o quarto principal com terraço.