-
Arquitetos: RJDL
- Área: 2880 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rahul Jain
-
Fabricantes: Asian Paints, Parryware, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Infinity Café está localizado no Campus do ITS Dental College de Greater Noida, a poucos quilômetros à leste de Nova Delhi, Índia. Concebido como um espaço de lazer aberto aos alunos, professores e pacientes do Colégio Odontológico, o Infinity Café é uma estrutura modular e sustentável construída a partir da reutilização de contêineres reciclados. O edifício foi projetado para se destacar tanto em sua forma quanto em sua implantação, rompendo com a rigidez dos demais edifícios construídos no Campus. Contrapondo-se à complexidade formal do edifício, caracterizado pelo amplo uso de materiais industriais, o interior do Café foi concebido como um espaço neutro e singelo.
O conceito do projeto se desenvolve a partir da inserção de dois pátios que organizam e distribuem a estrutra do café, que inclui dois acessos opostos e dois planos inclinados que funcionam tanto como escadas quanto como espaços de estar, além de um mirante na cobertura. As mesas foram dispostas em torno destes dois pátios, oferecendo diferentes perspectivas tanto para o jardim quanto para paisagem do entorno, que com freqüência é utilizada para a realização de eventos esportivos e culturais.
O projeto de paisagismo, através de suas linhas orgânicas, procura complementar a geometria rígida dos contêineres, criando uma relação equilibrada e complementar entre a arquitetura e paisagem.
Para a construção da estrutura do edifício foram utilizados contêineres reciclados de 12 metros de comprimento, cuidadosamente preservados. Com foco na sustentabilidade, o Infinity Café foi projetado incorporando estratégias passivas e o uso de uma camada de isolamento em lã de rocha de 50 mm, divisórias leve de gesso acartonado, placas de fibrocimento para os pisos e lajes de cobertura, esquadrias coloridas e sistemas complementares de condicionamento de ar. Sistemas de proteção solar, construídos a partir de portas de contêineres reutilizadas, foram implantados em frente à fachada sul, minimizando o ganho de calor e proporcionando maior privacidade aos usuários do café em relação à presença do edifício do hospital público em frente, sem no entanto barrar as vistas para o estádio do Campus.
A ideia de criar um loop, ou uma estrutura contínua em forma de “8’, foi concebida para enfatizar as infinitas possibilidades do reaproveitamento de contêineres e a sua utilização na arquitetura. A flexibilidade, a modularidade e a sustentabilidade, fazem dos contêineres uma ótima alternativa aos sistemas construtivos mais convencionais, minimizando a pegada de carbono ao mesmo tempo que permite soluções construtivas simples, ecológicas e uma considerável economia de recursos.