-
Arquitetos: MPA Pedreira de Freitas Arquitetos
- Área: 680 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Terracor, Arthur Decor, Artigiano, AutoDesk, Cerâmica Taguá, Deca, Formaplas, Lumisystem, Portobello, Solarium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um casal de professores com um filho residente, sua volumetria remete a um jogo de “Lego”. O hall de entrada, com pé direito triplo, abriga o elevador, a escada/passarela em madeira, ferro e vidro, concentrando a circulação vertical da residência e tendo grandes painéis de vidro que fazem o fechamento do jogo de volumes voltados para a face sul (frente da casa).
Um cubo revestido em tijolos de demolição, com rasgos e abas de concreto, compõe os 2 primeiros pavimentos, abrigando no térreo a área social voltada para jardim ambientado com cascata e espelho dágua, com precisa iluminação natural e agradável integração espacial, além dos serviços. O primeiro pavimento contempla a área íntima e dependências de empregados. O terceiro pavimento, um bloco de massa rústica branca menor e recuado contém os escritórios que se abrem para amplo deck de madeira parcialmente coberto por estrutura metálica, configurando grande varanda, que além de possuir vista para o verde do Jardim Europa, abriga duas Oliveiras. Não se imagina estar a 500 metros da Avenida Faria Lima.
A vegetação existente foi mantida, quer na posição original, quer por pequeno remanejamento dentro do próprio lote. As dependências de empregados, localizadas no primeiro pavimento, possuem acesso independente e compõe um volume colorido saliente na fachada principal. O sub-solo abriga apenas a infra-estrutura da casa.