-
Arquitetos: Creative Crews
- Área: 18000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat, Spaceshift Studio, Takdanai Raktawat
-
Fabricantes: L and E lighting, WK Block
Descrição enviada pela equipe de projeto. O X2 Oceanphere é um resort localizado em Pattaya, um dos destinos turísticos mais procurados do sul da Tailândia. Com praias paradisíacas e hotéis de luxo, Pattaya encontra-se de frente para o Golfo da Tailândia, uma região litorânea livre de terrenos rochosos. Formalmente, o resort procura construir uma paisagem artificial através de sua arquitetura, utilizando materiais locais e sistemas construtivos eficientes.
Implantado à quinhentos metros da praia em um terreno de leve inclinação, o X2 Oceanphere é composto por uma série de residências independentes de um e dois quartos. Na chegada, um edifício monolítico de três pavimentos dá as boas vindas aos visitantes. O acesso é realizado através de uma escadaria que, incorporando pequenas áreas verdes e vegetação nativa, procura adaptar-se ao nível natural do terreno, criando platôs que se conectam aos espaços programáticos do edifício público do resort. Neste primeiro volume os hospedes encontram o lobby e área de recepção no térreo, um restaurante no primeiro pavimento e uma piscina na cobertura. Ao final deste percurso ascendente encontram-se os apartamentos do resort, uma área desde onde é possível ter um panorama completo de toda a região. Encaixadas no terreno de acordo com as curvas de nível, as unidades foram construídas sem a necessidade de grandes movimentações de terra, minimizando o impacto no terreno natural.
Os apartamentos são estruturas de dois pavimentos, com a área de estar e dormitórios conectada à um jardim através de grandes portas de vidro de correr e espaços de serviço e circulação incorporados à um volume central construído em blocos de concreto. As áreas de convívio foram pensadas como um espaço aberto e integrado, a qual pode ser subdividida por portas de correr conforme a necessidade dos hóspedes.
A área de serviço, por outro lado, encontra-se meticulosamente encaixada no volume central de concreto, um elemento formal que se materializa sobre a paisagem definindo o caráter da arquitetura deste conjunto de edifícios. Esta estrutura foi concebida como uma lâmina que separa e organiza os edifícios na paisagem, imprimindo um ritmo ao mesmo tempo que incorporam todos os serviços e áreas técnicas dos apartamentos. O projeto de arquitetura do X2 Oceanphere de Pattaya tem como objetivo provar que soluções construtivas simples, quando bem executadas, podem gerar resultados formais surpreendentes.