-
Arquitetos: MC A
- Área: 1000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Moreno Maggi
Arquitetura e instrumentos musicais
A Casa da Música foi criada não apenas para acomodar salas de aula para duas instituições locais de ensino de música, mas também para se tornar uma sala de concertos pública. Seu estilo arquitetônico é uma herança da antiga tradição musical da região, e a arquitetura consiste em 9 espaços circulares interconectados. A relação entre eles é uma metáfora para vários instrumentos de uma orquestra, que pode ser usada para solos ou apresentações em conjunto. A referência a instrumentos musicais no edifício também é alcançada através do revestimento de carvalho nos painéis e cobertura. Não são apenas materiais e efeitos visuais; ao mesmo tempo, possui funcionalidade e pode amplificar ou abafar o som.
Espaço e Acústica
Nove pequenas salas circulares de música conectadas, através dos materiais da sala e da estratégia de reduzir a reverberação, podem garantir excelentes efeitos acústicos. Cada espaço possui um sistema técnico independente para garantir o uso flexível do espaço ao longo do dia. Conectado à sala de música, há uma pequena praça com formato e publicidade irregulares. A praça não é usada apenas para ensaios e recitais, mas também para os jovens músicos relaxarem e compartilharem músicas.
Parques e paisagens
A casa está localizada na antiga fábrica da Lamborghini. Após cuidadosa renovação pelo governo, tornou-se um parque de lazer aberto ao público. Esta área conecta o centro da cidade a nova área no sul através de uma rota de bicicleta sinuosa. A Casa da Música passa a ser um lugar onde as pessoas usufruem, um espaço comunitário de lazer e reunião em nome da música. Um longo banco de madeira em forma de arco circunda o edifício, para que as pessoas possam se sentar e conversar a qualquer momento.
Telhado e iluminação
O telhado do edifício é suportado por pequenas colunas de aço e nove grandes pétalas metálicas de dupla curvatura. Uma camada de isolamento acústico é adicionada ao teto, para aprimorar a capacidade de isolamento acústico do ar. Além de suas funções estéticas, as "pétalas" podem fornecer sombras e suas formas côncavas servem para o posicionamento dos painéis solares, que desempenham um papel importante nos sistemas de gerenciamento de energia. Além disso, a cor clara do telhado ajuda a remover a luz e o calor através da reflexão para permitir a ventilação natural do telhado.
Ao mesmo tempo, a iluminação externa projetada o torna uma espécie de lanternim à noite. Quando a luz acende, nove pequenos "faróis" brilham.
Parede exterior composta
Com base na inspiração de vários instrumentos musicais, o interior e o exterior da sala de aula de música são envolvidos. A parede externa do edifício é construída com tijolos revestidos por um painel de carvalho curvado com textura horizontal. Entre a parede de tijolos e o painel de carvalho, há uma camada de ar. Esta é uma combinação de parede externa perfeita para ambientes musicais. A camada de ar intermediária, pode ser usada como canal de ventilação para garantir a alta inércia térmica e o isolamento acústico do edifício, proporcionando excelente eficiência energética.