-
Arquitetos: CABE Arquitetos
- Área: 161 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Felipe Petrovsky
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Carmehill, Francisco Antonio Borges, Impacto protensão, Jacinto Metalúrgica, Leroy Merlín, Madereira São José Fortaleza, Normatel Fortaleza, Pintura Urbana, Sherwin-Williams, Sul Telhas, Suvinil, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Junco Escola de Surf está implantada na Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará. Possui uma localização estratégica visto que apresenta uma de suas frentes ao mar e a outra frente com acesso à avenida principal da praia, o que facilita a atividade a qual presta serviço, o Surf. A Junco é vista como um apoio e extensão da praia para os surfista, já que serve como guarderia de pranchas, escola, guarda-volumes, apoio para lanches rápidos e banheiros.
Buscou-se a máxima conexão com a praia e o mar ao fazer o projeto, as arquitetas buscaram alinhar as portas das duas entradas para que quando estejam as duas abertas seja possível a ampla visão do mar desde a rua. O piso em areia traz o conforto e a calmaria da praia para dentro da escola.
A escola possui 6 metros de frente e 19 metros de extensão. Tornando possível uma ampla parede de guarderia de pranchas, um amplo corredor de passagem vista mar e disposição de serviços como guarda-volumes, recepção com balcão de atendimento aos alunos, uma pequena loja de roupas e equipamentos esportivos, banheiros e apoio para venda de lanches e açaí.
Por suas paredes laterais serem geminadas com outros estabelecimentos, subiu ainda mais a altura do pé direito para conseguir a ventilação cruzada e captar os ventos predominantes oriundos do leste, além de possibilitar a entrada da iluminação natural. No programa foi exigido uma laje superior para apoio a possíveis eventos e práticas esportivas, que foi possível solucionar com laje nervurada protendida para diminuir a quantidade de pilares internos e deixa-los apenas em contato com as paredes sem prejudicar o seu layout. O acesso a laje se da por uma escada helicoidal externa voltada à praia, para que não fosse diminuído do seu espaço interno. Também na área externa se localiza chuveirões de apoio aos banhistas.
A intenção era enaltecer a estrutura da laje, com isso foram utilizados instalações elétricas aparentes com tubulação de PVC pintadas em rosa para combinar com as cores da marca da Escola. A Escola está implantada em um complexo de surf, no qual ao lado fica uma shapperia e pintura de pranchas e do outro uma barraca de praia.