-
Arquitetos: CoGa Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Henrique Queiroga
-
Fabricantes: Carpete, Divisória de Vidro, Iluminação, Marcenaria, Mobiliário Escritório, Móveis Recepção, Persianas, Piso Vinílico, Placa, Serralheria, Tintas, Vasos e Plantas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A HEAD5 Engenharia surge com o conceito de engenharia aplicada a inovação. Busca fugir dos padrões de antigos escritórios, em formato tradicionais, onde os ambientes de trabalho são compartimentados e ocupam vários andares em edifício comerciais. Este novo modo de trabalho busca a integração espacial.
Trabalhamos na escolha do novo imóvel, buscando o layout para uma proposta de interação entre as equipes de trabalho. O novo espaço deveria ser contínuo, bem ventilado, iluminado e com boa localização. Fizemos o estudo para 3 espaços locáveis, onde optamos por este com o melhor aproveitamento das estações de trabalho. Após definirmos o layout, conceituamos os elementos marcantes para o projeto.
O Hall de chegada foi transformado para recepcionar os visitantes. O painel em vergalhões serve de anteparo visual, grade e remete ao trabalho executado pela empresa: o cálculo de ferragens em obras de arte em engenharia. Neste painel instalamos a logomarca da empresa e o paisagismo para ambientar este espaço. Todo o piso em carpete filtra esta chegada. A cor de todas as paredes e teto remete ao conceito visual da empresa. A área de trabalho e a área de circulação são demarcadas com piso vinílico de cor diferente. Neste percurso temos os escaninhos dos funcionários e os bimbos em destaque. As estações de trabalho e a iluminação são perpendiculares ao percurso. Nas duas extremidades estão as áreas de Descompressão e os Banheiros.
A empresa conta com 3 diretores, onde cada um recebe sua sala individual. As 2 Salas de Reuniões, com tamanhos diferentes, podem ser integradas com a abertura da esquadria em vidro. A equipe Administrativa, o Gerente Financeiro e o CPD ocupam salas mais privativas pelo teor do trabalho. O teto e as tubulações aparentes são premissas de projeto para compor os ambientes. Este aspecto industrial remete à verdade dos materiais e sua funcionalidade no espaço.