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Arquitetos: Sameep Padora & Associates
- Área: 10000 ft²
- Ano: 2019
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Fotografias:Edmund Sumner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era projetar um templo, para os moradores das aldeias ao redor de Nandyal. No solo seco da região, a principal preocupação era fornecer um espaço, que combinasse as expectativas socioculturais de um templo, com a estrutura ecológica e a dinâmica do local. O entorno imediato é composto por fazendas de algodão e de cultivo de pimenta, abastecidas por um antigo sistema de canais, secos no momento.
Desta forma, a estratégia ecológica do templo foi iniciada com o reabastecimento das águas subterrâneas. O excesso de água proveniente das pedreiras de calcário foi levado a um poço de recarga inferior, também conhecido como "kund". Os bancos eram imaginados como um espaço social, à maneira de um "ghat" tradicional; um lance de degraus que leva a um corpo d'água. Este processo construtivo com terra e água em degraus é um símbolo do patrimônio arquitetônico da Índia, como se vê nos "ghats" da antiga cidade de Benaras.
O planejamento do templo foi baseado em um exemplar do século X, para a mesma divindade em Tirupathi, no sul da Índia, e outros santuários similares, como o de Balaji e Varahaswamy e um Pushkarini (tanque de água). O processo de construção utilizou lajes de calcário preto disponíveis na região, que configuraram o corpo principal do templo. O mesmo perfil também incorporou o piso e o plantio na metade inferior do corpo do templo, de forma a proteger contra o calor. O mesmo degrau em pedra, se transforma em um ghat, ou seja, os lances dão acesso a água.