-
Arquitetos: Pranala Associates
- Área: 523 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Hansgrohe, Aluplus, AutoDesk, Daikin, Duravit, Emerald, Mackenzie, Mowilex, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência localizada no norte de Jacarta, na Indonésia. O projeto desta casa foi concebido principalmente em consideração a dois desafios principais. O primeiro é o clima extremamente quente e úmido do norte de Jacarta e o segundo é o tamanho do terreno de 288 metros quadrados, de forma longa e estreita (9x32 metros). Nesse sentido, parte do nosso espírito de projeto é confiar, tanto quanto possível, nos princípios articulados de refrigeração passiva e ventilação natural através de uma compreensão rigorosa das condições do local e do clima. Portanto, a casa é projetada como uma espécie de "aparelho respiratório", em constante fluxo, circulando o ar através de uma sequência de três vazios interiores que funcionam como espaços comuns e de circulação. À medida que o ar é canalizado através do terreno estreito e parecido com um corredor, ele é atraído para dentro da casa pela entrada principal e depois canalizado através dos espaços internos que atingem todas as partes da edificação.
Devido às dimensões estreitas do terreno, as paredes são usadas como a membrana externa da casa, enquadrando pequenos jardins cheios de luz natural e vegetação tropical ao redor da casa. Esses jardins e os vazios internos mencionados acima funcionam como poços de luz semi-vegetados, combinando dimensões interiores e exteriores enquanto sintetizam uma atmosfera tropical suave dentro deste espaço urbano.
No contexto climático do século XXI, esta casa tenta maximizar a luz natural, o ar fresco e a eficiência energética geral, incorporando sistemas de ar condicionado que podem ser compartimentados ou contidos em todos os espaços interiores através de uma série de portas e janelas.
As considerações ambientais deste projeto também são refletidas na paleta de materiais da casa. Por exemplo, concreto e mármore foram selecionados para manter uma atmosfera fria em casa, mantendo os interiores bem isolados do calor tropical de Jacarta. A madeira Ulin foi selecionada para todos os detalhes de madeira externa devido à sua incrível resiliência em um clima tropical desafiador. Portanto, a seleção de materiais vai além das considerações estéticas e permite ainda mais a ambição de design desta casa em minimizar a manutenção e o consumo geral de energia.