-
Arquitetos: Studio Dois
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Pedro M.A. Faria
-
Fabricantes: AutoDesk, Euro2000, Fassatherm, MICROCRETE
Descrição enviada pela equipe de projeto. As casas da Vargem estão implantadas na Lombada, uma zona alta do Concelho da Ponta do Sol – Madeira, característica pelas plantações de bananeiras e casas unifamiliares. Uma rua estreita a norte dá acesso ao terreno inclinado onde pré-existiam duas pequenas construções tradicionais em pedra. A escala destas pré-existências foi o ponto de partida para a organização das duas casas de férias.
Os dois pequenos armazéns em pedra foram utilizados como unidade de proporção para a ampliação dos novos volumes, organizados delicadamente nos socalcos do terreno e criando pátios e jardins no seu interior. Quando estamos no interior da casa percebemos que os espaços interiores acompanham o perfil natural do terreno, permitindo que todos os espaços tenham uma ligação direta com o exterior, com os pátios e jardins, criando diferentes níveis de privacidade e jogos de luz e sombras.
As duas casas partilham uma piscina cuja privacidade é garantida por uma exuberante vegetação. Cada casa tem uma banheira exterior situada no jardim. A escolha dos materiais recaiu sobre materiais naturais como a madeira, utilizada nos pisos interiores, e a pedra utilizada à vista nas fachadas das construções pré-existentes e nos pisos em calçada exteriores.