-
Arquitetos: Belotto Scopel Tanaka Arquitetura
- Área: 210 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Eduardo Macarios
-
Fabricantes: Dsgnselo, F.Way, Líder Interiores, Michelangelo Mármores do Brasil, Portobello, Tresuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Iterum Internacional reflete a solidez da empresa que atua desde 2005 no mercado de importações. Localizada no bairro Ecoville, em Curitiba, o escritório ocupa uma laje corporativa de 210 m² num edifício com fachada envidraçada em todas as faces. A partir de um programa muito simplificado, foi possível distribuir todas as áreas com qualidade, sem comprometer a vista, iluminação natural e permeabilidade entre todos os ambientes.
As circulações verticais do edifício estão no centro da torre, o que permitiu uma distribuição de fluxos muito organizada. A partir do elevador se tem um eixo horizontal com acessos em cada extremidade, sendo um acesso destinado aos colaboradores da empresa e o outro reservado aos clientes, onde se localiza a marca da empresa, que já os direciona para sala de reunião principal. A área operacional se configura como um open space, são 20 estações de trabalho divididas em dois setores, mantendo a comunicação e integração entre todos os funcionários. As circulações são amplas e bem definidas, há unidade entre todos os ambientes e elementos utilizados, o que gera ainda mais amplitude e harmonia espacial.
A marcenaria é marcada por grandes volumes, principalmente na área central do escritório, camuflando áreas de serviço ou armários. Foi utilizado acabamento ebanizado nos painéis e alguns móveis soltos em madeira Louro Preto, como bancadas de apoio que centralizam as impressoras e materiais de trabalho. Estes acabamentos mais sóbrios contrastam com as paredes e estações de trabalho brancas. As divisórias de vidro com persiana interna, permitem transparência e privacidade quando necessário, além da sensação de leveza no espaço. Os painéis de granilite se destacam na composição como uma textura natural, foram utilizados em paredes relevantes, onde se encontram os dois acessos.
O Mármore nacional Grigio é o foco principal do lounge que se integra a sala de reuniões através grandes portas de correr. Este espaço foi uma solicitação dos sócios que recebem muitos clientes e fornecedores, então foi proposto um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo despojado com poltronas e uma grande bancada de apoio para bebidas e equipamentos. A vista para um dos principais parques da cidade ficou reservada para esses dois ambientes. A iluminação em grande parte é indireta, com foco onde necessário. Nas estações de trabalho foram utilizados pendentes lineares acompanhando o eixo das mesas, e nas circulações algumas arandelas pontuais para proporcionar mais conforto no final do dia. Por fim, o espaço gerado é muito funcional e organizado, o escritório transmite com clareza a seriedade da empresa e o perfil dos seus sócios.