-
Arquitetos: Hassell
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Lambert Linit, SAS International
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Artes Geelong, reformado com um custo total de $38,5 milhões, foi reaberto ao público, com uma nova entrada a partir da Ryrie Street. Uma impressionante fachada moderna proporciona uma nova e empolgante experiência para os visitantes de toda a cidade de Geelong, região e além. Sendo o único centro de artes no estado de Victoria, fora de Melbourne, este destino também atenderá às necessidades de uma crescente comunidade criativa e cultural.
O projeto une perfeitamente o antigo edifício e o novo volume, introduzindo uma forma contemporânea e translúcida, que revela dramaticamente uma igreja histórica, outrora oculta. O volume foi sobreposto ao novo foyer e ao pátio de acesso, projetando-se na Ryrie Street, de forma a estabelecer uma forte presença cívica e uma conexão mais fluida com a área circundante. Além disso, a nova entrada fornece acesso universal ao Playhouse Theatre e aos estúdios - tornando o Centro de Artes Geelong, um centro cultural que pode ser apreciado por todos.
O diretor da HASSELL, Mark Loughnan, afirmou que o projeto de revitalização não apenas modernizou o Centro de Artes Geelong, mas também forneceu uma nova identidade arquitetônica para a cidade - “O Centro de Artes Geelong não será apenas um destino revigorado, mas também ajudará a atender às necessidades da crescente comunidade cultural e criativa. Ao integrar e revelar a igreja, o projeto pretende ser reconhecido pela nova identidade positiva, confiante e envolvente para as artes performativas em Geelong”, disse Mark.
No interior do edifício, o projeto configurou uma ampla variedade de espaços comuns e criativos, incluindo dois novos pavimentos de foyer, uma área de bar, estúdios de ensaio de última geração e espaços de trabalho dedicados a comunidade artística. Uma grande escadaria em curva conecta o novo foyer, no pavimento térreo, a varanda, e o teatro Playhouse, além de oferecer um espaço público exclusivo para a comunidade local de Geelong.
"Crescer em Geelong e agora ver o Centro de Artes na Ryrie Street se concretizar, me deu muito orgulho. Não é sempre que nos envolvemos em projetos internacionais e utilizamos nossa experiência para entregar um projeto como esse”, disse Mark.
Martin Foley MP, Ministro das Indústrias Criativas, diz que a revitalização anuncia uma nova era para o Centro de Artes. - “O Centro de Artes Geelong é o coração da comunidade criativa de Geelong - foi construído após moradores apaixonados pressionarem as autoridades e arrecadarem fundos, para que o centro celebrasse os talentos locais e trouxesse o melhor do meio criativo para a região. Trinta e oito anos depois, a comunidade cresceu e o Centro de Artes Geelong também. Estamos orgulhosos de apoiar este último capítulo e o crescimento da região como um centro criativo”, disse o ministro Foley. A reforma foi possível graças ao apoio do governo de Victoria.