-
Arquitetos: Ultra
- Área: 40 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: AS Weckman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro Petrópolis da cidade de Porto Alegre, o lar da jovem moradora deveria ser prático e flexível, acompanhando a vida cosmopolita da capital gaúcha e, ao mesmo tempo, servindo de refúgio para os seus dias agitados. O projeto para o Apto Cmpct parte da necessária otimização dos seus reduzidos espaços sem, no entanto, abrir mão do conforto, elegância e personalidade muito presente nesse apartamento de 40m².
A principal estratégia foi, portanto, a integração dos ambientes com a remoção de trechos de paredes nas suas interfaces e com a inserção de elementos contínuos que reforçam a sensação de unidade e coesão. Nesse sentido, podem ser citadas as paredes entre o estar e o dormitório; e entre o estar e a cozinha; bem como um trecho de parede entre o banheiro e o dormitório que, nesse caso, além da integração, promoveu também a iluminação natural ao banheiro que antes era desprovido.
Já os elementos contínuos são encontrados em diferentes formatos e aplicações. Podem ser citados: o painel ripado em MDF laqueado branco que resguarda a área do jantar e, ao mesmo tempo, esconde a churrasqueira, integrando o jantar à cozinha; o forro de gesso, no mesmo alinhamento, que corta os ambientes de um lado a outro aferindo diferentes alturas e promovendo uma iluminação indireta e intimista através da sua sanca; a bancada de trabalho da cozinha em MDF verde que cruza os limites entre cozinha e área de serviço garantindo a integração dos espaços enquanto aberta a porta de vidro jateado; e, por fim, o elemento da cortina em linho branco que cobre toda a parede da fachada leste ainda que suas janelas sejam elementos pontuais e dissociados.
Além disso, nos limites, agora imaginários, foram propostos mobiliários que atendessem às diferentes demandas por um lado e pelo outro. É o caso do móvel alto central em marcenaria entre o estar e o dormitório que, por um lado suporta as necessidades do estar como apoio para a televisão e equipamentos, armários para armazenamento e uma pequena adega voltada para a entrada do apartamento; e, por outro lado, atua como armário alto para o dormitório e cabeceira para a cama. É o caso também do móvel baixo que separa o estar da cozinha, servindo de apoio posterior ao sofá e de bancada de trabalho e espaço para armazenamento para a cozinha.
De forma geral, todos os mobiliários propostos visam a total otimização dos espaços atuando, por vezes, com diferentes propósitos, mas com igual linguagem. Além dos já citados, pode ser aqui apontada aqui também a bancada no dormitório que serve de apoio à televisão, atua como cômoda baixa e, próximo à janela, assume a função de home office, função, essa, cada vez mais necessária nos dias atuais. A elegância e a personalidade permeiam todos os espaços através das suas diferentes materialidades e mobiliários que convivem harmonicamente nesse pequeno apartamento. O novo piso em madeira natural Tauari, protagonista do projeto, amarra todos as demais materialidades e cores em um perfeito equilíbrio e beleza. O Apto Cmpct elucida como um bom projeto de arquitetura pode valorizar, através de estratégias inteligentes, os pequenos apartamentos e atuar como catalisador de mudanças e bem-estar nessas morfologias cada vez mais recorrentes nas nossas cidades.