-
Arquitetos: TSC Architects
- Área: 280 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nobuki Taoka
-
Fabricantes: Jw-CAD, JØTUL, KITCHEN MIND, STROOG
É um complexo de escritórios e residências na cidade de Nissin, Aichi Prefecture, no Japão. O cliente é uma empresa de construção especializada em "casas de madeira" e são atuantes já há bastante tempo no local. Há três coisas importantes que precisavam ser destacadas neste projeto: 1. Ser um edifício que se tornará um marco na área; 2. A concepção das casas estar expressa na arquitetura; 3. Uma casa em que o cliente após a aposentadoria possa viver em paz como sua família.
Antes de tudo, para eliminar a sensação de opressão à cidade, apenas um lado do edifício não é uma fachada. O projeto é composto por dois volumes quadrados de 9,1 m × 9,1 m deslocados. Todas as paredes externas foram cobertas com cedro. Além disso, o telhado se projeta em beirais, protegendo a parede externa e enfatizando a linha horizontal de todo o edifício. Essa linguagem trouxe a aparência de calmaria da região. O projeto também usa materiais naturais, como cedro, cipreste, pinho, gesso e argamassa.
Além disso, todos os eixos estruturais foram revelados pelo método construtivo. Com carpinteiros atentos, o projeto pretendia se tornar um modelo para a construção de casas que valorizem os materiais naturais. Finalmente, a seção residencial é organizada em caibros ordenados para enfatizar os dois pavilhões. A vida sob esses dois pavilhões será conectada como um todo, mas a ideia é que haja uma atmosfera diferente, dependendo de cada local.
Além disso, estando de perto ao ambiente externo, como no pátio ou na sala de estar com terraço semi-externo, você pode sentir a mudança da luz e do vento. A sala de estar do terraço é uma zona de amortecimento para suavizar a luz direta do sol, proteger a privacidade e o ambiente termicamente.
Cada sala é estruturada no pilar central e é definido como um local envolto em um telhado quadrado. Ao sentir que todos os lugares estão envoltos por um telhado tipo Hogyo-zukuri (estilo quadrado), os residentes podem viver extensivamente sob dois guarda-chuvas. Espera-se que esses dois pavilhões quadrados envolvam a vida da família suavemente e se tornem um símbolo pela comunidade.