-
Arquitetos: Francisco Pardo Arquitecto
- Área: 8310 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Onnis Luque, Mauricio Guerrero
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto se adapta à topografia do terreno, tentando imitá-lo e não competir com ele. Densidade máxima, privacidade máxima, vista máxima. As unidades parecem casas, não apartamentos, devido à topografia e ao grande terraço externo. Todas as unidades têm a melhor vista possível, a mais importante das quais é o Oceano Pacífico.
"La Escondida" está localizada a 50 metros da majestosa costa do Pacífico mexicano, em um lugar estratégico de Puerto Escondido, Oaxaca: um penhasco ao lado do farol. Em um lugar característico por sua atmosfera local, praias extraordinárias e topografia peculiar, o projeto foi projetado para ser totalmente adaptado ao contexto - com uma variação de 20 a 40º-, baseado em uma sequência de escalonamentos, rotações e pátios intermediários. Isto criou um padrão comum, replicável entre as unidades, que permitiu vistas incríveis de mais de 180º, ventilação e iluminação naturais em cada uma, e um percurso complexo que gera uma experiência única para o usuário.
O conjunto busca gerar a simbiose entre a arquitetura, o oceano e a relação que estes têm com o usuário por meio do jogo de luzes e arremates visuais.
O programa de todas as casas consiste em três dormitórios e uma sala de estar/jantar, além de um terraço de 70m2 na unidade do pavimento inferior. O terraço privado tem a função de melhorar a vista de cada unidade e permitir a privacidade entre vizinhos por meio de jardineiras perimetrais. Cada casa tem uma pequena piscina privada, e nos telhados das unidades superiores estão as áreas comuns divididas em três zonas: ao leste, a mais alta, a área de descanso e o bar; ao centro, a piscina principal e a área ensolarada; e ao oeste, uma pequena piscina para crianças.
O acesso a cada unidade se dá através de passarelas naturais: dois jardins que reproduzem a inclinação natural do terreno e se estendem até o mar para facilitar a ventilação natural das unidades. Isto, juntamente com sua orientação, os balanços que geram sombra e vento cruzado através dos terraços, e as paredes laterais, ajudam a tornar desnecessário o uso de ar condicionado nas casas.
O projeto é construído inteiramente com uma estrutura simples de concreto armado, paredes de bloco, cimento, areia e lajes nervuradas. Este sistema nos permitiu ser muito eficientes com o sistema de construção da área e, ao mesmo tempo, fazer uma estrutura sólida que resistisse aos terremotos característicos da região.
Os principais acabamentos dentro e fora das unidades são Chukun, peças de cimento e madeira local "Macuil".
O complexo é composto por 16 unidades de 150m2 internos cada uma, mais terraços. As unidades seguem a mesma planta, o que muda é a posição, a relação com a natureza, as vistas e a topografia.
Cada unidade tem de dois a três dormitórios e um grande terraço. Utilizamos a densidade máxima permitida no local, as unidades estão juntas, mas mesmo dentro desta saturação conseguimos ter 100% de privacidade entre elas e, por conta da implantação, elas se parecem mais com casas do que com apartamentos.
Os apartamentos são destinados à venda e seu principal mercado é composto por turistas que passam temporadas na costa de Oaxaca vindos da Cidade do México, EUA e Canadá.