-
Arquitetos: Ruf Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Yijie Hu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado ao lado do afluente do rio Yongding. Neste prado sem uma definição clara dos limites, a relação entre a edificação e o terreno surge naturalmente. O projeto começou a partir da cobertura, de modo que tentamos usar uma linguagem arquitetônica simbólica para estabelecer uma conexão com o ambiente histórico. Imaginando uma gota de água cristalina que se dissolveria silenciosamente no rio sem fim e sinuoso. No entanto, com o desenvolvimento gradual da narrativa, emerge uma polissemia metafórica.
No layout, a forma da gota d'água é posicionada na diagonal, o que não apenas alonga a interface com a cidade até a entrada, mas também torna a forma da gota d'água mais intuitiva. A saliência das marquises de longo alcance e as extensas janelas envidraçadas apresentam um teto flutuante acompanhado pela sombra das árvores, proporcionando uma tranqüilidade encantadora.
O edifício não tem uma entrada principal clara. Apenas três estruturas de madeira diagonais aparentes usadas para definir o espaço de entrada. O tamanho da seção transversal das estruturas de madeira é semelhante ao dos troncos circundantes, facilitando a mistura visual no ambiente. A sensação de cobertura suspensa é aprimorada ainda mais.
Antes de adentrar ao espaço da exposição pelo jardim frontal, encontra-se em um espaço de transição sob os beirais. E então, gradualmente, surge a claraboia em forma de folha. Controlamos conscientemente a interferência da luz direta excessiva através do tamanho da claraboia, de modo a garantir a atmosfera suave e silenciosa no interior.
No nível da edificação, o maior desafio é o grande espaço e saliência na estrutura. Após vários testes estruturais, a forma final é essa de três vigas de aço circulares em forma de guarda-chuva - interna, média e externa - e 68 vigas de pinus vermelho radiais, formando o arco.
O interior possui 8 pilares de madeira e 3 na diagonal na parte frontal. Estruturalmente, o espaço livre de colunas internas de 34.0mx14.5m e o balanço externo de 3.7m são realizados. Telhas cinza, vidro temperado ultra-branco, a cobertura em madeira com uma superfície pequena e o contorno exterior em forma de folha completa a verdadeira expressão da força projetual.
De acordo com as funções e formas integradas da plataforma de entrada estão os expositores para venda e escritório de logística. O centro de exposições montou um espaço com 11 metros de comprimento, um único espaço de exibição em grande escala, uma sala de finanças, uma sala de armazenamento, um banheiro para homens e mulheres e vários escritórios de vendas para logística.
No detalhe do projeto, a cavidade da cobertura e a viga inclinada, bem como a cavidade da viga circular principal, são usadas para ocultar todas as tubulações, incluindo água, eletricidade e ar condicionado.