-
Arquitetos: [i]da arquitectos
- Área: 270 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no concelho de Cascais, numa zona predominantemente residencial, a casa insere-se num lote estreito e regular com um ligeiro declive entre a cota da entrada e a cota do jardim. A casa, uma moradia geminada de tipologia T3 com cerca de 270m², ocupa a totalidade da área permitida para o lote, resultando num volume com três frentes.
A construção acompanha o declive natural do terreno e transforma a volumetria pré-estabelecida através da diferenciação de cotas e da articulação de vazios construídos pela iluminação zenital. Estes vazios desenvolvem-se desde a cobertura até à cave e são revelados no desenho da fachada Sul. Os espaços resultantes desta combinação, proporcionam as condições ideais de luminosidade e ventilação natural e, ao mesmo tempo, garantem a privacidade aos diferentes ambientes da casa.
Internamente, a habitação organiza-se em dois pisos com vários desníveis intermédios. Dois níveis em cave com a lavandaria, o lavabo, as áreas técnicas e as arrecadações. A sala encontra-se ao nível da entrada e a cozinha ao nível do jardim. Nos níveis superiores, localiza-se a suite principal, dois quartos, um pequeno escritório, e o acesso ao terraço da cobertura que permite contemplar o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra. A pintura cor branco e cinza escuro das fachadas, o mármore e a madeira dos pavimentos são os principais materiais utilizados.