-
Arquitetos: i.House Architecture and Construction
- Área: 279 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: AkzoNobel, Bosch, Croled, Daikin Vietnam, Hafele, Saint-Gobain, Schneider Electric, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso projeto trata-se da reforma de uma casa germinada, uma das tipologias populares do Vietnã. Geralmente, são terrenos de forma retangular, com uma largura muito menor que o comprimento. Contam com somente uma fachada já que as três restantes são adjacentes aos vizinhos e, frequentemente, são utilizadas como ponto comercial ou como uma combinação de comércio e residência.
Localizada em um terreno de 49m² com uma fachada de 4,7 metros de largura, esta casa possui 4 andares. No lado oeste, ela se volta para a margem do rio, e no lado sudoeste, recebe uma quantidade enorme de luz, desde o meio-dia até final da tarde. A casa foi reformada várias vezes, a última vez abrigou 4 apartamentos (10 membros de uma família de 3 gerações), de modo que cada andar foi dividido em pequenos espaços, muito estreitos e escuros.
O ideia era reformar a casa por dentro e por fora, criando um espaço arejado, fresco no verão e quente no inverno, um lugar que abrigasse proprietário e seus dois filhos pequenos e uma área, no 1º e no 2º andar, para o comércio da família.
Para resolver o pedido do cliente, decidimos dividir as funções verticalmente, construímos um novo nível para que o espaço residencial esteja do 3º ao 5º andar (uma sala de estar e uma cozinha no 3º andar, dormitórios no 4º e 5º andar). Para ampliar o espaço, as paredes divisórias foram removidas. Um vazio foi criado na parte posterior e um pátio no último nível, permitindo a entrada de luz e produzindo correntes de ar de frente para trás e de baixo para cima.
Os blocos de concreto aparentes na fachada são cobertos por árvores verdes, criando jardins suspensos que atuam como uma camada isolante, impedindo a entrada de poeira e fumaça e tornando o espaço interior mais fresco. As portas de vidro nos andares mais altos são usadas para criar grande visibilidade, ampliar o espaço e controlar simultaneamente a temperatura no verão ou no inverno e, o mais importante, trazer luz natural para o espaço interior.
Agora, esta casa geminada harmoniza com a natureza e oferece ao seus proprietários um espaço luminoso, aconchegante e mais sustentável.