-
Arquitetos: Bacchetta | Flores | Carámbula
- Área: 40500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: AutoDesk, Danpal, Euro Seating, Modernfold, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício pretende ser um sistema que integra os novos usos esperados de maneira harmoniosa e com forte caráter simbólico, um espaço de alta qualidade urbana e paisagística, com diversos usos e atividades propostas e existentes. Ele representa um equipamento urbano aberto e flexível que permite o desenvolvimento de várias atividades e promove a integração social.
O edifício se materializa como um envoltório estrategicamente posicionado de forma vigorosa devido ao seu caráter de equipamento urbano/metropolitano de grande escala. O principal acesso é feito em forma de arco/portal que se torna um palco externo.
O edifício é composto por duas texturas: - “a Black Box”, o ambiente interno para eventos, que contém palco, arquibancadas e logística associada a cenários, shows e serviços, materializada por um volume sólido.
"O envoltório" delimita um espaço de transição entre o interior e o exterior, onde estão os espaços de interação, os espaços de circulação, as salas de distribuição e a sala principal com várias alturas. Além disso, há um envoltório composto por uma estrutura metálica "leve" com vedação translúcida/policarbonato, gerando aberturas e fechamentos controlados.
A praça está localizada ao lado das avenidas Varela e Larrañaga, a fim de canalizar os maiores fluxos de movimentação de pessoas e gerar uma frente maior, composta pelo prédio e pelo parque.
Definida como uma grande esplanada contínua, organiza fluidamente os diferentes níveis de acesso à Arena. O amplo espaço do cenário/entrada define o caráter do edifício e sua vocação como um marco urbano.