-
Arquitetos: Sibling Architecture
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Christine Francis
-
Fabricantes: Architectural Window Systems, Austral Bricks, Bamstone, Easycraft, Gerflor, Lysaght, powdercoated
Descrição enviada pela equipe de projeto. A varanda é um elemento fundamental da arquitetura australiana, principalmente nas regiões mais quentes do país como é o caso do estado de Victoria. Este espaço semi-aberto desempenha um papel essencial na vida em comunidade, aproximando pessoas e operando como um elemento de conexão entre o espaço íntimo/privado e social/público. A partir desta herança arquitetônica, as Casas Hello fazem uso deste elemento essencial para construir uma série de pátios interiores entre o espaço da casa e a rua.
A tradicional transenna vitoriana, uma espécie de reticulado ou muxarabi, foi a principal inspiração dos arquitetos para o desenho dos espaços intersticiais da casa, uma estrutura que marca a transição entre o espaço interior e exterior, abrindo a casa para a rua na medida do possível porém, sem abrir mão da privacidade de seus moradores.
Como duas estruturas independentes, as casas assumem cores opostas — uma escura e outra clara — incorporando o tom das respectivas casas contíguas de forma a construir relações diretas com o entorno à medida que reforçam a sua própria autonomia. Formalmente, a arquitetura faz referência ao tradicional trabalho em pedra típico da região de Victoria, enquanto que interiormente, a paleta de materiais é mais sóbria e contemporânea: concreto, aço e vidro.
Uma vez no interior, a luz se espalha por toda parte, destacando as interrelações entre os espaços abertos e fechados. Neste contexto a cozinha foi concebida como o coração da casa, atuando como um centro gravitacional que organiza os demais espaços da casa.