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Arquitetos: Olson Kundig
- Área: 3000 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Hufton+Crow
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por meio de exposições imaginativas no ANOHA - O Mundo Infantil do Museu Judaico de Berlim, o museu oferece aos visitantes mais jovens a sensação de esperança e possibilidade. Localizado dentro de um antigo mercado de flores existente, o coração do ANOHA é uma arca circular de madeira, medindo quase 7 metros de altura e um diâmetro de 28 metros. A arca curvilínea complementa as nervuras curvas sob a luz ao alto, enquanto a mudança na materialidade do concreto para a madeira oferece um contraponto ao espaço existente.
A ANOHA é "habitada" por mais de 150 animais esculturais, cada um criado a partir de objetos encontrados por uma equipe de 18 artistas de Berlim. Essa abordagem incentiva as crianças a considerar a importância da reciclagem e da reutilização adaptativa, além de apoiar a filosofia central da ANOHA de criatividade e imaginação. A natureza tátil desses objetos esculturais e o senso de descoberta lúdica quando as crianças reconhecem os materiais familiares usados para fazê-las, serve ainda mais para destacar a importância de respeitar, valorizar e conservar os recursos globais. As exposições interativas colocadas ao longo de um caminho intuitivo do visitante ensinam as crianças a resolver problemas de forma independente e em grupo, enquanto espaços exploratórios modelados por habitats únicos permitem que as crianças experimentem as diversas perspectivas dos vários animais.
Estratégias sustentáveis são incorporadas ao projeto arquitetônico como parte integrante da experiência do usuário. Extensos sistemas mecânicos são eliminados graças ao buffer da sala existente, reduzindo significativamente as cargas de energia. Os ventiladores de teto e as janelas operáveis permitem a troca de ar e a ventilação natural. As formas curvas do telhado de concreto atraem a luz do dia para o interior. As janelas suportam essa abordagem de iluminação diurna passiva, enquanto conectam visualmente o ANOHA à estrutura existente do salão.
“Existem centenas de mitos de inundação de culturas de todo o mundo, e a maioria é anterior ao Antigo Testamento por milhares de anos. Essa história de destruição e criação - de adaptação a uma situação climática que muda rapidamente - é universal. Todos, em qualquer lugar, podem se relacionar com essas preocupações, assim como todos podem ser inspirados a fazer parte da solução. ”– Alan Maskin, diretor de projeto.