-
Arquitetos: mar plus ask
- Área: 25 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Piet Albert Goethals
Descrição enviada pela equipe de projeto. No topo de Tramuntana de Mallorca, com vista para o mar, construímos duas pequenas casas. As construções são cercadas por oliveiras milenares em terraços de pedra, tradicionais da região, onde somente o vento e os sinos das ovelhas podem ser ouvidos. A incrível paisagem montanhosa é um exemplo precioso de simbiose entre a natureza selvagem e o trabalho humano, um exemplo raro onde o homem trouxe mais beleza do que a natureza, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
As duas pequenas construções se misturam em seus arredores da maneira mais fluida e sensível possível neste cenário mágico. Primeiro, os usos são divididos em dois para reduzir o impacto da obra, ao mesmo tempo que se reutiliza uma estrutura de pedras antigas. Uma antiga casa rural foi transformada na "Purple House", onde se cozinha e se faz as refeições. Seu nome vem do estuque roxo usado nas paredes escolhidas porque é a cor complementar ao lado escuro da folha de oliveira. Ao reutilizar uma estrutura existente, foi necessário apenas um pequeno espaço complementar a ser acomodado nos terraços existentes, o que torna a estrutura praticamente subterrânea, mantendo-a fresca no verão e quente no inverno.
Em uma extremidade da nova construção, uma cobertura abobadada dá origem a uma grande clarabóia sob a qual há um chuveiro escondido ao lado de uma formação rochosa existente, que a casa abraçou. A água para o chuveiro vem de uma fonte natural atrás da casa. O tom rosa, complementar ao lado mate mais claro da folha de oliveira, cobre paredes, pisos e tetos em um cenário monocromático que lembra a primeira casa do homem, a caverna. As cores do interior tornam a paisagem mais vívida, definida e clara.
Juntas elas contêm apenas o essencial: A "Pink House" tem uma cama, um chuveiro e uma lareira, enquanto a "Purple House" foi equipada com um banheiro, dois fogões a gás, pia, forno a lenha, mesa e banquetas e uma geladeira movida a energia solar atrás da casa. A Casa das Oliveiras são de propriedade da "mar plus ask" e se oferecem como um refúgio tranquilo para outros arquitetos, artistas e escritores durante todo o ano.