-
Arquitetos: Carlos Castanheira, Clara Bastai
- Ano: 2001
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A terceira casa do condomínio da Quinta do Buraco, localizada no lote que ninguém desejava, acabou por calhar ao projectista. Terreno acidentado, extremamente arborizado, onde as espécies infestantes abafavam as espécies autóctones e a existência de um curso de água subterrâneo, tornava a procura de solução, interessante, mas complexa.
A relação com o cliente foi óptima apesar de sempre ter ouvido: nada pior que fazer casa própria; um mar de indecisões, um mundo de dúvidas; para os outros é tudo mais fácil. O volume onde estão localizadas as áreas comuns à família, implantado perpendicularmente às curvas de nível, criou patamares inexistentes e consolidou os existentes.
Sobre o espaço de garagem existe um escritório, para, às vezes, se trabalhar em casa e desfrutar do sítio.
A sala, no cruzamento dos dois corpos, ganha mais pé direito, fazendo a ligação entre o privado e o comum.
O declive proporcionou uma outra sala, também esta térrea, para uso dos filhos e amigos destes.
Onde se conhecia a existência da água, existe agora o corpo de três quartos e decidiu-se a realização de uma ponte que termina num terraço, mantendo assim o perfil original do terreno e criando a possibilidade de abranger, tanto do interior como do exterior, a paisagem por debaixo desta.
Junto ao terreno toda a estrutura é betão, daí para cima, pilares, vigas, forro, caixilharias, tudo em madeira, trabalhada por bons artesãos, pois ainda os há. No interior os revestimentos são a madeira nos tectos e caixilharias, vidro, alguns planos rebocados e pintados e xisto em todos os pavimentos.
O revestimento exterior resume-se a cobre, magnificamente manufacturado, vidro e xisto nos pisos imediatamente contínuos ao interior. As cores são e serão as naturais. Agora, trabalhasse no exterior.
Um bom cliente é o mais importante para uma obra. As pessoas que a constroem serão a obra.
(Gaia, Setembro de 2001. Carlos Castanheira)