-
Arquitetos: Uehara Arquitetura
- Área: 346 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Paula Morais
-
Fabricantes: Danfoss, Grohe, Hafele, Kommerling, Papaiz, Philips, Portinari, QUICK-STEP, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa MN esta localizada em condomínio fechado na cidade de Curitiba, bairro Santo Inácio. O cliente é um casal jovem que aprecia arquitetura contemporânea minimalista, por isso buscamos desde o início a harmonia e equilíbrio entre funcionalidade e estética dos espaços, evitando adornos que comprometessem a simplicidade programática e arquitetônica. O conceito fundamental do projeto está relacionado em privilegiar a vista dos fundos do terreno, voltado para o bosque nativo, e garantir privacidade na fachada voltada para rua. A partir disso definimos a composição entre o volume transversal e os dois volumes longitudinais que organizam e estruturam os espaços da casa.
O formato do terreno permitiu a implantação longitudinal, sendo que a área de serviço, depósito e escada na parte frontal viabilizou a cozinha, sala de jantar, estar, churrasqueira integrada visual e espacialmente com o bosque. Vale ressaltar que as grandes aberturas das esquadrias fazem com que os terraços, piscina e bosque sejam um prolongamento de toda área de convivência. Essa organização espacial reflete o estilo de vida do casal, que frequentemente recebem visitas de amigos e familiares. No volume superior, o home office e estar íntimo se destacam na fachada com grandes aberturas voltadas para rua e protegidas com ripado em madeira freijó vazado que garantem iluminação natural, conforto e privacidade. As 3 suítes e o estúdio de música estão dispostos na face norte com vista privilegiada para o bosque.
A pureza e a dinâmica no encaixe dos volumes permitiram que aberturas estratégicas fossem criadas, garantindo iluminação natural e conforto tanto nos espaços de circulação quanto nos cômodos. A definição das cores e revestimentos foi importante para consolidar a simplicidade arquitetônica. De modo que as paredes em cores neutras como areia e cinza escuro permitem o destaque da madeira freijó e a pedra madeira, ao mesmo tempo que garantem um suave contraste e equilíbrio na composição dos volumes.