-
Arquitetos: Estúdio Orth
- Área: 6958 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pinguim
-
Fabricantes: Estúdio Orth
Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo é uma cidade tão caótica que, ao invés de fazer um prédio histriônico que estimule esse caos, quisemos fazer exatamente o contrário: um edifício simples, que não quer falar mais alto mais que a cidade. Um projeto que, no entanto, através de propriedades simples e uso nobre de materiais, se impõe na paisagem urbana. Com essas palavras elegantes que Pablo Resende, arquiteto responsável por trazer os conceitos do Chez ao novo empreendimento da Vitacon, discorre sobre o Chez VN.
Essa mesma elegância aparece na homenagem ao modernismo brasileiro que o prédio dispõe, em um projeto reduzido ao básico funcional, sem adições de floreios estruturais. Por outro lado, subverte a referência em contraponto com materiais pouco usados na construção moderna como alumínio, cristais e latão.
Chez VN é um prédio multiuso com uma torre residencial de 261 unidades e uma base comercial que se desdobra em dois volumes - um com acesso a lojas e outro à torre habitacional. No topo, um pavimento de lazer que se divide entre a piscina circular na área de maior ilumi- nação, o redário e a área de convivência, a qual sugere aos moradores uma expe- riência de comunidade. Essa experiência é proposta por uma cozinha no centro e espaços de integração nos arredores. A expertise de bem receber do Grupo Chez dentro da sua casa.
Da mesma maneira que oferece es- paços generosos e de convivência, foram pensados também lugares menores que priorizam a simplicidade e a privacidade, mediante os intercolúnios e recantos mais íntimos para observar o descer do sol. No térreo, se concentra a grande par- te das áreas comuns, como o coworking, o Chez VN Mercado, as áreas de serviço, o bicicletário e a oficina de ferramentas. O fluxo entre esses espaços é muito flui- do, propondo uma circulação fácil e uma compreensão geral imediata do espaço. Isso se dá pelo uso de grandes panos de vidro que segmentam os espaços.
“O conceito da fachada é baseado na idéia de que cada tipo de apartamento tem um tratamento de fachada específico, o que é representado pelo espaçamento dos pilares na varanda de cada unidade.”, conta Pablo. A laje de concreto aparente, os pilares e a chapa de alumínio expandido fazem da fachada do prédio um convite para ex- periências de simplicidade e design. Essas experiências dão rumo a uma nova arqui- tetura, interagem com a cidade de forma funcional e, ainda assim, acrescentam conceitos calorosos facilmente esquecidos pela nossa vida atribulada.
“De forma cuidadosa, o Chez VN é uma proposta de um novo conceito de morar para a cidade, em harmonia com o entorno, e ainda assim oferecendo um respiro à aceleração dos tempos de hoje. Isso é o que nos deixa tão atraídos pelo projeto, o que utiliza da arquitetura em seu conceito mais puro de apresentar me- lhores formas de viver”.