-
Arquitetos: AmDesign Architects, CTA | Creative Architects, Time Architects
- Área: 184 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: AutoDesk, Hoa Phat, Hoa Sen Group, Philips, Sheet Ha Tien, Toto, Trimble Navigation, Viet Nhat Glass, Xingfa
Em meio a um jardim exuberante, relaxando e ouvindo a melodia da natureza na varanda é onde se pode sentir o verde das folhas e o azul do céu, onde se pode sentir a paz de espírito e a calma interior. Aqui, a natureza, o lar e os seres humanos são integrados entre si e se tornam UM.
O projeto é produto de 3 jovens arquitetos (agora com 3 estúdios) construído em um terreno de 3.500 m² em Can Giuoc, Long An, próximo da cidade de Ho Chi Minh. O proprietário mora em um apartamento neste mesmo bairro e é diretor de marketing de uma grande empresa. Ele lida com o estresse e pressão no trabalho o tempo todo. Portanto, sempre quis ter um lugar tranquilo, onde pudesse se afastar das preocupações do mundo para encontrar a paz de espírito, harmonia e recarregar as energias.
A edificação foi organizada em 5 volumes separados, dispostos aleatoriamente sob um grande telhado de palha e ao lado de um lago. São utilizados também elementos de divisão que criam diferentes visualizações dentro e fora da obra, fornecendo ventilação e iluminação natural para todos os espaços.
O sistema de cobertura em chapas de aço é revestido com palha trazendo a arquitetura vernacular do sudoeste do Vietnã. Cria-se, portanto, um recurso ecológico que ajuda a edificação a se integrar à natureza. Sob o sistema de cobertura em chapa de aço, existe ainda um forro de madeira.
Devido às três camadas da cobertura, a edificação reduz o ganho de calor externo. O forro de madeira apresenta o mesmo desenho da parede de concreto marcada pelas fôrmas e o piso também foi desenvolvido nesse padrão. Sem revestimentos, usamos o piso de concreto para reduzir os custos e fazer com que as pessoas se sintam confortáveis enquanto caminham no chão.
Juntamente com o sistema de cobertura, há um vazio que traz mais luz solar até a área central da casa. Além disso, graças a esse espaço, as pessoas podem sentir e estar cientes do movimento do sol ao longo do dia. O grande lago é projetado com o mesmo código que o piso que delimita os dois lados da casa. Esse recurso é um elemento ecológico do projeto paisagístico e reduz o calor da casa durante os dias quentes de verão.
Com base na ideia de origem, na edificação usamos uma combinação de soluções para isolamento térmico, ventilação natural, contraste e unidade de cor, textura do material e estratégia arquitetônica para incorporar a natureza ao cotidiano. A Casa Am foi definida como um lugar pacífico, alegre e livre, onde os clientes podem se afastar das preocupações e encontrar a paz de espírito, cultivar harmonia e recarregar a energia nos finais de semana.