-
Arquitetos: Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana
-
Fotografias:Ana Mello
-
Fabricantes: BLUE WAVE Waterpark Equipaments, Benito Urban, Brasandino, Breton, Cecrisa, Centru, Conforme projeto, Cumaru, Deca, Docol, Dulux, Fantasy Play, Fernando Jaeger, Gail, Gobos, HUFCOR, Itaim Iluminação, Jatobá, Kraten, Lumicenter, +16
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir da proposta de criação de um eixo principal para a conexão entre os dois blocos que originalmente abrigavam as atividades do hotel de modo setorizado, na edificação principal e na área da piscina, o projeto de Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana para a Nova Área de Lazer do Grande Hotel Senac São Pedro foi concebidocom o objetivo de ampliar, integrar e qualificar as opções de recreação, convivência e lazer, com mobilidade e conforto para atender as diversas faixas etárias dos hóspedes.
Localizado em área de vale, o projeto se beneficia da topografia do terreno para a implantação dos volumes de edificação conectados por praças que, por sua vez, criam áreas de contemplação e lazer ao ar livre. Com facilidade de acesso, as praças estão integradas a decks e ambientes de convivência mobiliados para a realização de atividades lúdicas e criativas. Ora sombreados por pergolados, ora descobertos e arborizados, são espaços ao ar livre concebidos em total integração com as áreas internas.
Destaque do projeto, a construção de um novo Parque Aquático resgata e valoriza a presença do elemento “água” como uma referência marcante e simbólica na história do hotel e de sua relação com a cidade de Águas de São Pedro – SP. Com equipamentos recreativos aquáticos, trata-se de um water playground que ocupa área ampla, com piscina, lâminas de água e toboágua.
Já os ambientes dedicados às atividades internas foram desenhados em módulos que permitem flexibilidade tanto do layout, como da programação desejada, de acordo com as características de cada grupo de hóspedes e respectivas faixas etárias. Com linguagem projetual e comunicação visual, os fechamentos externos em divisórias retráteis de vidro incolor permitem que as salas sejam ampliadas e se integrem aos ambientes externos. Mesmo fechadas, as divisórias garantem permeabilidade ao olhar e captura visual da paisagem do entorno de modo acolhedor. Os ambientes internos estão, assim, sempre conectados à praça e ao jardim central
Premissas de sustentabilidade, preservação ambiental e acessibilidade estão presentes no trabalho da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, envolvendo desde a fase de obras até o momento de uso dos espaços. Trata-se de um partido de projeto que busca o desempenho eficiente do conjunto construído no longo-prazo, visando melhor relação custo x benefício, redução de manutenções constantes e equilíbrio entre questões econômicas, ambientais, sociais e culturais.
A volumetria do novo conjunto construído foi concebida em sintonia com a topografia e está integrada à paisagem do entorno, respeitando o histórico do terreno e da edificação. Ao revisitá-la sob a ótica da sustentabilidade, destaca-se a escolha por materiais e soluções construtivas que permitem a racionalidade no canteiro de obras, o que evita desperdícios e minimiza a quantidade de resíduos. Um cuidadoso manejo arbóreo, a preservação de vegetação existente adulta e o adensamento de áreas verdes com o plantio de novas espécies integram o projeto paisagístico que, por sua vez, ainda fortalece o desempenho sustentável do novo conjunto construído. O projeto atende às diretrizes de desenho universal e busca facilitar a orientação nos espaços e a mobilidade dos hóspedes em todas as suas fases de vida, com o uso de comunicação visual que traz pictogramas universais integrados à arquitetura.