-
Arquitetos: Fujian Yanlin Building Decoration
- Área: 138 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. Resee é o estúdio de um escultor localizado em um edifício de escritórios na zona de alta tecnologia de Fujian. Ele abriga as funções de espaço de trabalho, recepção e reunião. O projeto apresenta um interior paisagístico oriental em uma arquitetura moderna.
O projeto é inspirado no livro Art of Garden-Building, que é uma monografia chinesa antiga sobre jardinagem publicada no final da dinastia Ming. Nele é explicitado o critério para os jardins clássicos chineses: "embora tenha sido feito por humanos, parece ter sido formado pela natureza".
Como artista, o cliente apresentou requisitos estéticos muito claros, no entanto, este projeto é um dos muitos estúdios do artista, que não é grande, mas com um rígido controle orçamentário. Combinando a função de estúdio com o paisagismo antigo dos jardins orientais, a ideia de projeto obteve a aprovação do cliente.
Existiram dois desafios principais. Uma é a altura do pé-direito de apenas 3,10m, além da tubulação e equipamentos existentes no teto, o que limita ainda mais. Outro desafio é o orçamento. Como criar uma sensação tridimensional de espaço com a altura existente e como selecionar materiais com textura de qualidade dentro do orçamento? Estes se tornaram os maiores problemas na concepção e realização do projeto.
Para cumprir o orçamento, todo o piso foi mantido como original. Primeiro, o arquiteto trouxe toda a tubulação de água e energia para o teto, não interferindo no piso e criando jardins internos. Ao ocultar a metade superior da vista, o projeto faz com que os visitantes se concentrem na paisagem interior.
Os jardins internos criam um cenário moderno. Quando vista desde a sala Zen, a paisagem é completamente diferente, o que leva à reflexão sobre diferentes perspectivas. O direcionamento da luz natural enfatiza a beleza do espaço em diferentes momentos do dia.