-
Arquitetos: Consuelo Jorge Arquitetos
- Área: 278 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Cardoso de Andrade, Confort Banho, Construflama, Defaccio, Exclusive Home, FAS Iluminação, Florense, Full Service, Italia Vidros, Móveis Azevedo, Neogran, OBIDesign, RB Acabamentos, RejaneTacchi Escritório de Arte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ter um lar com projeto assinado, com muito design brasileiro, obras de arte e, claro, conforto de sobra para o convívio foi a solicitação do jovem casal de proprietários com duas filhas que se mudava de Brasília para São Paulo. Como a família veio de um imóvel amplo e versátil na capital federal, a ideia inicial foi seguir essa mesma linha.
Como a cliente trabalha de casa em alguns momentos do dia, era importante que o apartamento permitisse momentos de introspecção, ao mesmo tempo em que também criasse momentos de amplitude e interação. Assim, houve a integração entre escritório, cozinha e sala, para dar a flexibilidade de trabalhar em casa e a possibilidade de receber visitas. Para isso, foram usadas portas translúcidas de serralheria, com mood retrô, que permitem a alteração dos espaços conforme o uso de cada momento.
A arquiteta se inspirou em ambientes modernos, amplos, com paleta cinza, peças de design e obras de arte. A transparência e a integração foram garantidas pela porta translúcida da cozinha e o sofá modular que gera diferentes livings, permitindo que as transições entre os espaços acontecessem de maneira harmoniosa.
O pilar no meio da sala, que orginalmente dividia o living da varanda, rompia a proposta de integração entre os ambientes, mas não foi retirado. Para manter essa transição entre living e varanda, o escritório desenhou um sofá personalizado que abraça o pilar e conecta os dois ambientes harmoniosamente.
Os ambientes respiram design e arte, com peças em tons verdes e amadeirados em destaque ao tom cinzado apartamento. Esse conjunto de elementos cria um apartamento com perfil contemporâneo, aconchegante e versátil. Apesar das expectativas e solicitações, os proprietários deram liberdade e abertura para o escritório desenvolver um projeto autoral, permitindo o desenvolvimento um projeto com identidade de design forte e diferenciado.