Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu como uma casa, que poderia eventualmente evoluir para um hotel / pousada para turistas e exploradores, que visitam a área em que se localiza por suas florestas tropicais e belas praias. Localizada próxima ao Parque Nacional Cahuita, em Limón, a área, que é conhecida por suas chuvas torrenciais e alta umidade na maior parte do ano, abriga uma grande variedade de animais, incluindo insetos e cobras, que precisavam ser considerados na concepção do projeto. Descolar a estrutura do nível do solo, incluir beirais perimetrais e trabalhar com uma planta aberta, foram alguns dos elementos levados em consideração para o desenvolvimento do projeto.
As casas caribenhas foram originalmente construídas sobre palafitas de madeira, deslocadas do solo e dos animais, onde a brisa poderia circular livremente, mantendo-as frescas e secas. Essas estruturas, porém, foram construídas desta forma principalmente para mantê-las longe das enchentes sofridas durante os invernos. Para a estrutura metálica utilizamos o sistema Gussette aparafusado, pré-fabricados próximo à cidade com mão de obra e materiais especializados. Um dos principais benefícios da pré-fabricação é que o custo de montagem no local é bastante reduzido. Os beirais de palmeira foram construídos e instalados pelos moradores locais.
Foi aplicada tinta de alto tráfego para barcos na estrutura metálica, com maior vida útil e a grande vantagem de exigir apenas uma lavagem anual para retirada de poeira e sujeira. Portas de correr dão a opção de abrir todo o local para que o ar puro e a brisa fluam, beirais perimetrais no deck dão ao usuário a possibilidade de desfrutar de toda a casa, tanto no sol quanto na chuva intensa. Para este projeto específico, o cliente pretendia reaproveitar a madeira de uma casa com cerca de 100 anos que estava a ser desmontada pelos proprietários, madeira trazida dos Estados Unidos para as casas dos trabalhadores das plantações de banana.