-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2020
-
Fotografias:Chaoying Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sanlitun é um vibrante bairro urbano em Pequim, lar da primeira loja da Apple na China construída em 2008. Mudando-se para um local mais proeminente adjacente ao anterior, a Apple Sanlitun busca criar um novo diálogo com a área de pedestres circundantes, abordando a grande praça aberta como um foco social para o distrito.
O projeto é o resultado de uma estreita colaboração entre as equipes da Apple e as equipes integradas de engenharia e arquitetura da Foster+Partners.
Stefan Behling, chefe de estúdio da Foster+Partners disse: “A Apple Sanlitun tem tudo a ver com ser aberta e convidativa - visualmente, fisicamente e metaforicamente. Uma loja é um grande lugar que conecta o interior e o exterior”.
Aproveitando a energia vibrante da região, a Apple Sanlitun tem um envoltório poroso que se abre para todos os quatro lados e se conecta à rede de circulação em várias camadas. A fachada envidraçada principal voltada para a praça central inunda as áreas de exibição no interior com luz natural. Duas escadarias de pedra monumentais em cada lado da loja levam ao "Bosque do Gênio" no nível superior. Cercada por árvores que acrescentam vegetação ao perímetro, a fachada envidraçada na parte posterior permite a entrada de luz no espaço e desmaterializa a fronteira entre o interior e o exterior. O Fórum, situado no grande nível superior, forma um pano de fundo para o espaço, com assentos estofados de couro, formando uma galeria de observação para a praça externa.
A loja é envolta por uma grande cobertura suspensa que protege da chuva forte e do intenso sol de verão. 390 metros quadrados de painéis fotovoltaicos integrados no telhado compensam parcialmente o consumo de energia da loja e um sistema de cobertura sob medida abriga perfeitamente a ventilação, refrigeração, equipamentos de proteção contra incêndio e equipamentos de iluminação. Medidas adicionais de economia de energia incluem design de fachada avançado, ar condicionado otimizado e sistemas de iluminação eficientes.
A Apple Sanlitun também apresenta um sistema estrutural exclusivo que foi usado pela primeira vez na China - uma estrutura em treliça foi projetada para resistir com eficácia às forças sísmicas, permitindo grandes espaços interiores sem colunas. Amortecedores de massa ajustados reduzem a vibração excessiva no nível superior em balanço e as estruturas reforçadas restritas a flambagem minimizam o impacto estrutural no subsolo existente.