-
Arquitetos: AD+studio
- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Dũng Huỳnh
-
Fabricantes: Dulux, Hafele, Toto, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estilo de vida sazonal e à deriva das pessoas ao longo do rio Mekong foi parcialmente narrado através da arquitetura em palafitas. Tudo isso pertence a uma tipologia caracterizada por uma estrutura simples, que compreende um sistema de telhado leve cobrindo a estrutura temporária. Antes da urbanização, essa arquitetura regional há muito tempo estava em harmonia com seu contexto, portanto, ressoava com os arredores.
Com o pedido de projetar um café "temporário" em um local de aluguel de curto prazo, tal tipologia foi retratada através do telhado de palha ondulado pairando sobre a delicada estrutura de metal. O espaço totalmente aberto, sem divisórias, juntamente com o contraste decorrente do telhado e a treliça, enfatizou o todo "à deriva" da construção.
Os níveis são alternados entre água e plantas, criando um espaço de várias camadas. Ao trabalhar com a diferença de intensidade entre a zona escura abaixo do telhado e a zona clara à sua volta, o método referido criou uma atmosfera de profundidade ainda maior.
A remoção das divisórias foi uma forma de explorar o terreno de esquina. A abertura da edificação é acolhedora desde todas as direções, com parte do pavimento atuando como um catalisador para mais interação. A imagem familiar de uma casa de palha tradicional foi infundida na forma construída, porém, de maneira diferente, o que chama atenção de longe mas gradualmente revela as atividades ao se aproximar. Os marcos visualmente estimulantes, então, desaparecem, transferindo a experiência para outros sentidos.