-
Arquitetos: HIBINOSEKKEI, Kids Design Labo, Youji no Shiro
- Área: 3 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Taku Hibino
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu na reforma de interiores de um edifício de três pavimentos, de forma a transformá-lo no jardim de infância IBG em Pequim, China. A sigla IBG significa Inspirador, Bi-cultural e Verde. Enquanto muitos enfatizam a facilidade de manutenção e de uso entre os adultos, priorizamos o uso e a aprendizagem das crianças como requisito do projeto. Apoiando a filosofia educacional da escola, a estrutura existente foi preenchida com vegetação, de forma a educar as crianças em meio ao verde, raro no bairro em estudo. A cobertura foi transformada em um "Jardim do Movimento", um terraço jardim que favorece a prática de exercícios.
O pátio central foi transformado no "Jardim da Aprendizagem", com uma variedade de espécies de plantas nativas e estrangeiras, bem como insetos e pássaros, facilitando a compreensão das crianças nas mudanças de estação do ano. As salas de aula são funcionais e simples, onde os usuários podem sentir os elementos naturais, como o odor das plantas, o vento, som da água, etc., dando ênfase ao rico exterior. Os sentidos foram explorados a partir da utilização de diferentes acabamentos de materiais, bem como, com as diversas escalas das salas. As paredes, prateleiras e o teto da biblioteca foram revestidos em madeira, tornando o ambiente mais quente e sutil.
A sala de artes explora os diferentes materiais e texturas de concreto e madeira, além de brincar com os diversos tamanhos de prateleiras, fazendo a mente vagar e explorar a criatividade. Já as salas de aula STEAM são amplas e foram revestidas de tijolos brancos, tornando elas adequadas para a concentração. A escola é um refúgio natural no meio da selva de concreto de Pequim, ajudando as crianças a se descobrirem brincando, observando, aprendendo e crescendo.