Descrição enviada pela equipe de projeto. Arcos, pátios, pérgolas, tijolo aparente, argila, cores… essa nostalgia pela casa tradicional mexicana nos inspirou – tanto aos clientes quanto à nós. Conversando com eles sobre a feliz lembrança pelas casas na quais tinham crescido, a ideia foi trazer de volta essas sensações de texturas, materialidades e formas. A casa fica situada no bairro ‘El Encino’, um dos bairros tradicionais da cidade, por isso queríamos respeitar sua essência.
A casa é conformada por três pátios: frontal , central e traseiro. O espaço central é uma interpretação e a nossa homenagem à lembrança do pátio tradicional da moradia mexicana. Apesar de ser uma área coberta, é percebida como um espaço exterior, e em conjunto com a cozinha, é o coração da casa. Desde A partir do centro da casa, cozinha-se e brotam os cheiros que fazem de uma casa o lugar para compartilhar e habitar o calor do lar (o café da manhã, a comida, os condimentos e as especiarias ao fogo...)
Tivemos sorte, uma vez que o muro vizinho fosse esse formoso elemento antigo , com a beleza da deterioração. Estas belas ruínas tinham de acompanhar o longo da casa, e virar parte dessa evocação à nostalgia pela casa antiga.