-
Arquitetos: KIENTRUC O
- Área: 237 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Trieu Chien, Hoang Le
-
Fabricantes: AutoDesk, Binh Minh, Caesar, Onduline, SCG, Trimble Navigation, VAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura não é um simples roteiro, que cria um volume a partir de princípios básicos como, funcionalidade, estética e sustentabilidade, ela também deve gerar uma atmosfera emocionante para seus habitantes. A concepção de uma arquitetura significativa tem sido cada vez mais difícil e desafiadora, com muitas incertezas durante o longo processo de construção, especialmente quando se trata de um projeto de caridade com orçamento limitado e condições construtivas restritas.
Porém, neste caso, o esboço inicial da função espacial da escola surgiu muito cedo. Através da separação das salas de aula, alojamento dos professores e salas de apoio em torno de um pátio central, o espaço se tornou o coração da escola, onde maior parte das atividades acontecem. O pátio é essencialmente uma área aberta multifuncional com uma cobertura sombreada, onde as crianças brincam. Quando a escola está aberta, o pátio funciona como área de espera, para que os irmãos da escola ao lado, aguardem uns pelos demais antes de irem para casa. Além disso, o espaço serve também como uma sala de aula ao ar livre e palco para festivais locais que acontecem durante o ano.
O conceito da escola como uma estação conectora entre as crianças das três aldeias de Tú Nang-Yên Châu, serve como uma sugestão e um protótipo para futuros projetos comunitários de organizações de caridade e sem fins lucrativos.
O formato orgânico do telhado configura uma área sombreada interna, onde os raios transitam lentamente da parede para o piso, conforme o movimento do sol. As animadas leituras conectam a arquitetura ao seu contexto natural, entre montanhas e colinas indefinidas, e também quando o volume se integra às nuvens e a névoa de uma tarde nas montanhas.