-
Arquitetos: Mind Studio
- Área: 8 m²
- Ano: 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Panzhou, uma pequena cidade no sudoeste da China. O local fica afastado do centro da cidade e as instalações urbanas do entorno são insuficientes, de modo que com apenas alguns passos de distância se chega a estrada municipal. Originalmente, o espaço da praça era utilizado como um estacionamento.
O projeto se concentrou no aperfeiçoamento das funções a um custo limitado. Ao solucionar os problemas e contradições existentes entre as pessoas e os veículos, a poeira e o ruído foram reduzidos, potencializando o valor do local. Ao optar pelo projeto, o estacionamento original foi deslocado para o subsolo, construído recentemente. Já os veículos operam de forma independente, e as vagas de estacionamento para ambulâncias foram reservadas ao lado oeste do ambulatório.
Através da metodologia do projeto de paisagismo, o local se tornou aberto, ativo, ecológico e saudável. As estratégias transmitem a mensagem da preocupação aos cuidados humano, sendo um lugar prático que encoraja o diálogo, além de se tornar um espaço de cura para ajudar os pacientes a se recuperarem.
As curvas do paisagismo tem um poder transcendente e a gentileza evoca os sentimentos suaves interiores e pensamentos infinitos. Por meio dos métodos de projeto de extensão, sobreposição e reciprocidade, a relação entre a paisagem aquática, a parede de vegetação, a ilha verde e a grande árvore, possibilitaram que a estrada municipal adotasse uma interface harmoniosa e uma orientação aerodinâmica eficiente.
Bancos, floreiras e árvores configuram a floresta de reabilitação com o desenho linear curvo, isolando com eficácia a poeira e o ruído da estrada municipal e configurando um ambiente confortável sob a floresta para os usuários. O espelho d'água interativo central é cercado por floreiras em formatos especiais, bem como pelos tanques de flores. A composição do tanque e do espelho d'água interativo agora fazem parte da atmosfera e da experiência multissensorial do local. A água, o som e as plantas tornam o espaço originalmente plano e aberto, rico e diversificado.
As fontes de luz foram selecionadas de acordo com a textura do edifício. As luzes foram dispostas de forma adequada para evitar poluição luminosa, desta forma, os pontos de luz utilizaram luz quente e suave projetando um ambiente seguro e confortável.
O projeto faz com que cada vez mais pessoas optem por ficar na praça, tornando-se um local de apoio emocional, social e prático aos pacientes. É como um parque aberto, servindo de apoio para as pessoas melhorarem e obterem o máximo de relaxamento e cura.