-
Arquitetos: DSN Intervention
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sonny Sandjaya
-
Fabricantes: Tuntex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O DSN é um escritório de arquitetura e construção localizado em Karawaci (cerca de 20 km fora de Jacarta), uma área predominantemente de conjuntos habitacionais com tipologia urbana fixa. O escritório está situado entre duas casas de estilo tropical com estrutura de telhado de duas águas holandesa. O partido do projeto parte da desconstrução do telhado e da reestruturação da fachada, para dar uma sensação de pertencimento e singularidade volumétrica.
O espaço foi dividido em três pavimentos: o primeiro andar acomoda espaço para seis carros e uma sala de reuniões, o segundo andar serve como o verdadeiro escritório em espaço aberto, enquanto o terceiro andar é a área de refeição e espaços funcionais e de descanso. Todos os materiais de madeira usados são subprodutos da indústria de móveis obtidos na Java Central.
Um dos objetivos era humanizar o espaço de entrada, criando um portal de entrada de madeira onde o espaço é reduzido à escala humana. Funciona como foyer para os visitantes, bem como reservatório de chuva para irrigação das plantas do escritório. A entrada abre então para um corredor que conduz à sala de reuniões e à escada que conduz ao segundo andar.
O objetivo era criar um efeito espacial, onde ao abrir a porta, as pessoas sentissem imediatamente como se o espaço se alargasse infinitamente. Para isso, usou-se telhado de vidro e painéis de policarbonato instalados entre a garagem e o corredor para limitar a visibilidade sem comprometer a abertura do espaço.
A sala de reuniões é uma sala com divisórias de vidro que também funcionam como quadros brancos. Para ajudar com problemas acústicos, usamos placas de carpete de nosso colaborador Tuntex, que reduzem o eco em quase 40 por cento. Também temos dois espaços dentro da sala de reuniões: a sala da bomba d'água e um pequeno lavabo, ambos camuflados ao longo da parede, escondidas sob as escadas.
No primeiro andar, outro foyer que também serve como patamar das escadas foi introduzido. Colocamos murais dos fundadores do DSN e gráficos dos primeiros projetos na parede para dar ao escritório um novo sentido da história. Por ser o piso principal onde as pessoas realizam a maior parte das suas atividades, optamos por um teto mais alto e um escritório open space com muita luz natural.
Danpalon (policarbonato resistente), o material que foi usado para a fachada, corresponde bem a esta finalidade, pois limita a visibilidade para o exterior, reduzindo as distrações visuais, mas ainda permite a entrada de luz solar. Uma formação de mesa simples de tipo linear foi integrada com armários ao redor das mesas para garantir uma interação mais eficiente entre o espaço de trabalho e o de armazenamento.
O segundo andar foi projetado especificamente para que os funcionários tivessem uma sala para relaxar. Um local para realizar atividades construtivas fora do horário de trabalho. Divide-se numa zona interior e exterior, dotada de portas de correr que permitem a sua fusão num espaço maior adequado para eventos. A despensa e a mesa e cadeiras multiuso estão localizadas no interior, enquanto a área externa também serve, no fim da jornada do escritório, para as pessoas desfrutarem de uma vista quase ilimitada da paisagem e ainda se lembrar da essência do ambiente ao redor do escritório.