-
Arquitetos: OJAN Design Studio
- Área: 530 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:M. H. Hamzehlouie
-
Fabricantes: Brutal Beton, Nooraneh Lighting Industry, Pico Color, Rak ceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. A galeria e café Character está localizada próximo a uma das principais ruas de Mehrshahr na província de Alborz, com a área de 530 metros quadrados. Este antigo edifício era uma construção de dois pavimentos com infraestrutura precária, uma planta complexa e numerosas aberturas em arco. Devido à falta de orçamento e tempo de execução acelerado, tentou-se criar o mínimo possível de alterações no antigo edifício aplicando uma ideia flexível e criando uma nova definição para as aberturas em forma de arco. Assim, o Sabat, que é um elemento das travessias históricas da cidade de Yazd, foi reinventado a fim de alterar a profundidade de abertura e criar alongamentos em forma de arcos.
Ao fazer essas mudanças, esses arcos foram transformados em corredores para criar circulação e enfatizar a importância de cruzar os espaços para dar ao público um senso de curiosidade e deixá-los experimentar a presença das cidades históricas iranianas. Esta ideia tornou-se conceito no desenho de identidade corporativa, validando móveis e acessórios como balcão de bar, caixa e biblioteca e escritório administrativo. A entrada principal do projeto é formada ao longo das paredes do pátio que é feito de placas de concreto e trabalhadas com algumas ranhuras para criar uma conexão visual com os interiores do pátio do projeto. Essas placas permitem que a vegetação esteja presente no projeto.
O Café e a Galeria Character tem dois pátios, um na frente e outro nos fundos do prédio. O pátio da trás tem sua própria área de estar próxima a pinheiros e uma densa vegetação, de forma que os assentos da parte da frente são cercados por vegetação e contam com o som relaxante da água. O térreo é destinado ao lounge principal, bar e área de manutenção, e tem acesso à sala da administração, sala de controle e terraços a partir de uma escada dobrável. Considerando que a preservação desta planta foi um dos pressupostos mais importantes na conexão deste projeto, decidiu-se por aplicar cores diferentes em corredores e outros espaços de forma a dar ao público uma melhor compreensão dos espaços.