-
Arquitetos: Patricia Urquiola Studio
- Área: 3500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Patricia Parinejad
-
Fabricantes: AXOR, Agape, B&B Italia, Cassina, Flos, Fontanot, Glas Italia, Kettal, Marini Marmi, Merlo Srl, Moroso, Patricia Urquiola, Ruckstuhl, Studio Como, Verywood, Vibia, Warli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Il Sereno foi construído às margens do Lago Como, na Itália, em uma doca histórica de propriedade estatal inalienável. Um hotel de 30 suítes rodeado pelos Alpes italianos, reinterpreta o racionalismo da Casa del Fascio de Giuseppe Terragni, com um toque contemporâneo. O lago está sempre presente: todos os cômodos, assim como as áreas comuns, têm vista para o lago. A presença do lago é evidente nos materiais e na paleta de cores de todo o hotel: os materiais são todos naturais e principalmente da região, como Pietra di Fossena, no piso e Ceppo Lombardo na fachada e alguns interiores. A paleta de cores inclui tons de verde, azul claro, cobre, cinza e terracota.
Inspirados na estrutura das pousadas, adicionamos painéis de madeira ajustáveis que podem ser facilmente movidos pelos hóspedes, criando uma fachada em constante mutação. O objetivo era criar um espaço em perfeita harmonia com a sua envolvente natural, que de alguma forma desaparece no meio ambiente. Graças à atenção dada à escolha dos materiais, à importância atribuída à sustentabilidade e a um sistema de economia de energia e iluminação, o Il Sereno obteve a certificação Climate House.
O Hotel Il Sereno inclui o Ristorante Berton al Lago, comandado pela chef Andrea Berton com estrela Michelin, que propõe um menu inspirado na região. A vegetação deslumbrante que está presente em todo o hotel é projetada pelo aclamado botânico Patrick Blanc.