- Área: 1008 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Baden Box Vidros, Deca, Madeirão Florestal, Metalúrgica Estrutural, Polimix Concreto, Sartori Pedras, mm cité
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Una consiste em um edifício multiuso que serve como ponto focal de um novo bairro aberto e de uso misto em Pelotas, RS. Implantada no parque público que é o coração do novo bairro, a edificação possui um café, salão de eventos, showroom comercial e espaço para escritórios. Ela é também a sede de um projeto social voltado para alunos do ensino médio da rede pública de Pelotas. Como principal chamariz da edificação, ela possui uma cobertura de acesso livre que funciona como mirante, oferecendo uma vista abrangente para o parque e o bairro em construção. O partido do projeto foi a cobertura, que formalmente aparenta estar se descolando da superfície do parque, estendendo sua área. Em planta as suas curvas acompanham o lago em frente e trazem dinamismo para a forma, que se transforma a cada novo ponto de vista.
O edifício já se tornou um ponto de encontro importante da cidade de Pelotas, e é visto como a manifestação concreta dos conceitos do novo bairro. O edifício possui estrutura em concreto, que foi deixada aparente. Para o norte, em direção à entrada do bairro, o edifício se apresenta mais fechado, com paredes revestidas de pedra e descoladas da cobertura. Nas faces restantes os fechamentos são em vidro, abrindo visualmente o edifício quase que por completo para o parque e lago. Duas marquises metálicas em balanço marcam as entradas do showroom comercial, uma voltada para o parque e outra para o bairro. Foi deixada uma passagem aberta entre os blocos do showroom e do café, deixando claro o caráter mais público e inclusivo do edifício. Essa passagem dá acesso a um grande deck voltado para o lago. O acesso à cobertura se dá por uma rampa e uma escada que acompanham a curvatura do edifício. A cobertura foi pensada como uma grande praça elevada e futuramente terá bancos e alguns equipamentos de lazer. Mesmo em seu estado mais cru, a cobertura já é um espaço muito utilizado do parque.
Como o bairro e parque são públicos e de acesso livre, a Casa Una não possui qualquer tipo de barreira em seu entorno e pode ser acessada de qualquer direção. Mesmo estando em um lote que pertence à associação do bairro, não há demarcação ou muros, mantendo a percepção de um pavilhão solto no parque. A Casa e Parque estão abertos a todos, e estão próximos de comunidades carentes e com poucas opções de lazer e espaços púbicos de qualidade. Desde sua inauguração, a edificação e parque passaram a serem vistos como um exemplo de urbanismo e arquitetura mais generosos e inclusivos, ensinando à população que a cidade pode ser para todos.