-
Arquitetos: Leandro Matsuda Arquitetura
- Área: 97 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maira Acayaba
-
Fabricantes: AutoDesk, Duratex, Estar Móveis, Lumion, Portobello Shop, Urban Arts
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este foi um daqueles apartamentos recebidos de uma construtora, assim que fizemos a primeira visita já identificamos uma planta muito irregular, com espaços pequenos e super divididos, então nosso maior desafio foi resolver uma nova proposta de planta. Por se tratar de um andar de transição, existia um pé direito bem generoso na pequena área social, nós então optamos em demolir o pequeno lavabo que existia e integrar a varanda com a cozinha e sala de estar/TV, desta maneira ganharíamos uma grande área social. Criamos uma bancada que começa sendo um pequeno bar e termina em uma ilha com o fogão, pois os clientes adoram cozinhar e receber os amigos, deixamos o armário da parte de cima desta bancada em balanço, criando um efeito bem interessante.
Decidimos abrir mão de um dos quartos, desta maneira poderíamos ter uma suíte principal bem generosa, um segundo quarto para os futuros filhos e uma pequena área de transição que serviria como home Office e teria um sofá cama para hóspedes eventuais. Adotamos uma cor neutra para as paredes, deixando assim as cores para a marcenaria, moveis e objetos de decoração. Decidimos colocar um piso vinilico de tom amadeirado, desta maneira teríamos um material super resistente e ao mesmo tempo aconchegante. Soluções muito simples de arquitetura acabam fazendo toda a diferença no dia a dia do casal, uma destas soluções foi inverter a abertura da porta da lavanderia de dentro para fora, desta maneira o casal pode ter um varal pendurado no teto e ao mesmo tempo conseguir abrir a porta.
Os clientes possuem dois gatos, então criamos alguns detalhes de marcenaria especialmente para eles, prateleiras em formato de escada e espaços para subir e brincar a vontade. Materiais simples e desenhos relativamente minimalista norteiam o partido do projeto, toda personalidade da obra é dada pelos objetos do próprio casal, deixando o apartamento com a cara deles.