-
Arquitetos: Studio Rodrigo Ferreira
- Área: 370 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcus Camargo
-
Fabricantes: ALDEIA ACABAMENTOS, AutoDesk, BUENO PROJETOS ESTRUTURAIS, CRJ ESQUADRIAS EM ALUMÍNIO, DIRETRIZ CONSTRUTORA, EMYFER INTERIORES, ENCOESMA, IEDA JARDIM ARTISTA PLÁSTICA, INTERPAM+LUZ, MARMORARTE MÁRMORES E GRANITOS, Munó Acabamentos, VALENE METAIS E SERVIÇOS
"Casa Joy" é um projeto desenvolvido por Rodrigo Ferreira, um jovem e talentoso arquiteto do Brasil Central, profundamente ligado à integração da natureza e do design e a um uso particular e estiloso da luz. Esta luxuosa casa oriental moderna em concreto, vidro e madeira foi construída para uma senhora ativa, não convencional e culta, com cerca de 70 anos e sua família, para servir como um retiro e um ponto de encontro para todos eles. Está localizada em um exclusivo condomínio fechado na periferia de Goiânia, repleto de vales e rica vegetação nativa.
As principais preocupações do arquiteto foram, para além da acessibilidade, a criação de um conceito de grandes vazios para facilitar a liberdade de movimentos e permitir que todos os ambientes fossem fluidos, integrados na vegetação natural externa. Com um aclive acentuado, o terreno foi dividido em três terços. O 1/3 no meio foi alocado para a casa, localizada a 4m de altura do ponto zero da rua, para privilegiar a vista do vale. O 1/3 frontal foi destinado ao acesso principal e preenchido por uma grande rampa de concreto em formato de "ziguezague". O 1/3 posterior foi reservado à vegetação. A casa apresenta linhas orgânicas e suaves, com uma característica marcante como uma cobertura côncava que se assenta sobre seis abóbadas interligadas por uma maciça laje de concreto de espessura variável. As curvas do telhado foram construídas pensando no voo de um pássaro. Na galeria dos arcos, onde ficam a sala, a cozinha e a varanda, o pé-direito é duplo e a iluminação no chão chama a atenção criando um banho de luz na laje, com sombras e cenas lúdicas resultantes.
O setor íntimo fica no bloco inferior, e cada quarto tem seu próprio banheiro privativo e jardim de inverno. Os setores de serviço e lazer estão interligados na parte de trás da casa, onde se localiza um muro de pedra natural de 2,5m de altura e 25m de comprimento, surpresa que não estava no projeto de fundação. Esta parede de pedra foi tratada como elemento escultórico, sem falar na água que dela extrai, criando um ambiente fresco, único e surpreendente! Além disso, um painel de azulejos brancos com um deslumbrante bando de pássaros azuis e dourados foi projetado pela artista Iêda Jardim, e valorizou ainda mais o design do setor de lazer.